sexta-feira, 9 de março de 2012

Nos Bastidores da Política

As articulações começaram
Os partidos políticos em São Lourenço estão se movimentando. E os pré-candidatos também. Com Tenório fora da disputa por problemas com a Lei da Ficha Limpa (ainda cabe recurso), Célia Cavalcanti assume o posto de pré-candidata. E ela leva de vice José Mauro, médico e ex-presidente da Unimed. José Celso Garcia e Gustavo do Açougue Brasília, parece que vão nesta ordem, para a disputa no PT, um verdadeiro caldeirão. As pré-candidaturas do PT são extra-oficiais. Nenhuma fonte confirmou se a configuração da chapa é esta. Aparecem como pré-candidatos ainda Dr. Lessa e o vereador Kall, porém seus vices não foram cogitados para a imprensa. E temos o atual prefeito Zé Neto, que afirma que seu vice é segredo. Mas na bolsa de apostas da política, as informações garantem que a dobradinha será repetida: Zé Neto e Serginho.
Por falar em vereador Kall
Ele pediu o afastamento de todas as comissões que integra na Câmara Municipal. O vereador Kall se mostrou insatisfeito com a retirada de um projeto sem que o mesmo fosse consultado. Na reunião da câmara do dia cinco de março, a parte da tarde foi bem tumultuada por conta do episódio, com muitas discussões. Culminando com o pedido de afastamento na tribuna. Mas pode ter volta.
Missão precursora
Chega a São Lourenço nesta segunda feira (12/03) no Aeroporto Municipal Comandante Luiz Carlos de Oliveira, às 08:30 horas, uma comitiva do Governo do Estado de Minas Gerais chefiada pelo Chanceler da Medalha e Diretor-Geral da Imprensa Oficial do Estado, Eugenio Ferraz. Serão discutidos detalhes de segurança e por onde o governador Antonio Anastasia passará durante a entrega da Medalha das Águas. Mas um pedido da prefeitura de São Lourenço está na pauta: Que o Governador Anastasia esteja mais próximo do povo neste ano, tendo em vista que ano passado a segurança foi muito rigorosa. Afinal estamos no interior e a festa merece o Governador Anastasia recebendo o carinho do povão são-lourenciano.
New look
A única representante mulher na Câmara Municipal, vereadora Patrícia Lessa está com novo visual. Que diga-se de passagem  repaginou a mesma, rejuvenescendo-a uns 15 anos. É o visual franjinha, que ficou bem na vereadora.
Segredo de Estado
Um dos maiores mistérios, publicado recentemente pela assessoria de imprensa da prefeitura, são as sucumbências recebidas pelos advogados da prefeitura, quando da cobrança da dívida ativa. Em três anos, o município negociou cinco milhões em dívida ativa (números da ASCOM - São Lourenço). Apesar de reconhecido pelo STF, alguns limites devem ser colocados e para isso precisa de lei da Câmara Municipal. É preciso se colocar um teto nesses ganhos. Até porque não se sabe se os procuradores (apenas um é concursado) estão ganhando mais que o prefeito com esse acréscimo. O que é proibido por lei. E isso vem de longa data, de vários mandatos. Só se divulga quanto foi cobrado, mas os honorários, mistério total. Bom que se diga que é “mistério total” pela não divulgação dos honorários. O vereador Abel Goulart, que já foi procurador do município, garantiu que é contra e nunca recebeu sucumbências enquanto esteve no cargo. Outra dúvida são como esses pagamentos (honorários) entram na contabilidade da prefeitura. Se é que entram...
Vale frisar que não se tem notícia se os procuradores que cuidam dos casos já receberam ou se entram com ação no final do mandato para receber os honorários. E isso acontece em vários municípios do Brasil. É uma boa hora para normatizar a situação.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial