terça-feira, 10 de abril de 2012

Rede de Vizinhos protegidos: Uma idéia que deu certo

Prestes a completar um ano de implantação, a Rede de Vizinhos Protegidos no bairro Solar dos Lagos é o que se pode chamar de sucesso absoluto. Mesmo tendo a honra de ser o projeto piloto, a RVP Solar dos Lagos não gosta de carregar essa fama. Seus moradores, pelo contrário, aproveitam a integração criada com a segurança pública para resolver outros problemas.
Assim é a sina dos moradores do bairro Solar dos Lagos. Outrora esquecido, o bairro sentiu no dia 24 de maio de 2011, uma mudança nos hábitos e no tratamento do poder público que passou a atender aos anseios de uma parcela considerável da população por causa de uma palavra bem simples: União.
Um ano não é pouco para a experiência vivida pela Rede de Vizinhos Protegidos Solar dos Lagos. Parecem anos, pois sua convivência multiplicou-se. Em São Lourenço os bairros Estação e Topomóvel são exemplos da multiplicação da sensação de segurança. A segurança é uma sensação subjetiva, abstrata, não pode ser medida. A sensação de segurança decorre da ausência de ameaças que possam alterar esse estado. E essa sensação é atingida graças a participação popular que acaba sendo estendida para outras áreas de atuação.
Os moradores do Solar dos Lagos provaram que isso é possível estendendo sua linha de atuação para o bairro da Estação. Além da sensação de segurança, mutirões já foram promovidos no Solar dos Lagos para revitalizar praças. E uma reunião foi realizada com a CEMIG para acabar com a constante falta de luz no bairro. O Bairro da Estação entrou no jogo e ganhou a promessa de, no máximo em setembro ter substituída sua antiga rede de iluminação nas ruas Heitor Modesto e José Simeão Dutra.
Na reunião realizada na noite do dia 10 de abril, no Colégio Laser, integrantes de duas redes de vizinhos protegidos da cidade de Passa Quatro, juntamente com o tenente Ronaldo vieram conhecer as histórias de sucesso da RVP Solar dos Lagos. Que também são coroadas de êxito nos bairros Estação e Topomóvel.
Houve explanações do comandante do 1º pelotão PM com sede em São Lourenço, tenente Andreílson e da musa da RVP Solar dos Lagos, Gigi, sempre pronta a servir e intervir em prol dos moradores. Em seguida o Capitão Paulo Márcio, subcomandante da 14ª Cia Ind PM falou sobre a necessidade das redes estarem em constante troca de informações, para que nunca haja o elemento surpresa a favor da criminalidade. O Comandante da Companhia Independente com sede em São Lourenço, Tenente-Coronel Valério encerrou o encontro exaltando os laços e vínculos criados entre os integrantes da RVP Solar dos Lagos assim como os resultados obtidos, às vésperas de completar um ano sem ocorrência de furto e roubo no bairro.
Veja as fotos:
 Reunião da RVP Solar dos Lagos
 Moradores de Passa Quatro participam da experiência de sucesso no Solar
 Tenente Ronaldo, comandante PM em Passa Quatro, apresenta os resultados daquela cidade 
Tenente Coronel Valério e Capitão Paulo Márcio participaram da reunião

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial