terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Defesa Civil MG promove encontro em São Lourenço


A prevenção é a melhor forma de se evitar problemas. Com base nesta máxima é que Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) está em São Lourenço ministrando palestras para os 22 municípios que integram a área de atuação da 14ª Cia Ind PM, 3º Pelotão Bombeiros e 4ª DRPC, que são as forças de segurança pública da nossa região.
O representante da CEDEC em São Lourenço é o major PM Edylan Arruda de Abreu, superintendente administrativo da entidade. Através dele, coordenadores municipais das 22 cidades da área de atuação das forças de segurança vão tomar conhecimento do que existe de mais moderno no assunto, estando aptos a tomarem as melhores decisões sempre que um desastre natural atingir uma cidade.
Além disso, o Major Edylan, assim como o Tenente Coronel Fabiano Villas Bôas havia informado quando da entrega da Medalha do Mérito da Defesa Civil em Belo Horizonte, existe uma preocupação muito grande com relação a mudanças de prefeitos em todo o Estado de Minas Gerais: “A Defesa Civil sempre está muito preocupada com a capacitação das pessoas principalmente nas áreas de prevenção e capacitação. Esse ano como foi um ano eleitoral e vários prefeitos perderam suas eleições, notamos ao longo dos anos uma mudança muito radical na estrutura nos órgãos de defesa civil do município. Para minimizar em janeiro aquelas cidades que podem enfrentar problemas com chuva e com pessoas inexperientes temos feito uma campanha junto aos prefeitos eleitos que possam permanecer com as equipes de Defesa Civil pelo menos até o final do período chuvoso”, explica o representante da CEDEC.
Segundo o Major Edylan , a CEDEC já esteve em diversas regiões do estado de Minas Gerais espalhando essa informação. O major informou ainda que segundo o meteorologista da CEDEC Ruibran dos Reis, esse é o ano do El Niño, onde chove mais que os anos anteriores. A perspectiva é de que este ano choverá mais que os anos anteriores e a previsão é que isso aconteça a partir de janeiro. El Niño é o nome dado a um fenômeno climático que acontece em decorrência da elevação anormal da temperatura das águas do oceano Pacífico, que provoca significativas mudanças no clima mundial. Quando ocorre, inicia-se nos meses de setembro ou outubro, por volta do mês de dezembro a costa do Peru recebe as águas aquecidas. A nomeação de El Niño se dá pelo fato de seu início coincidir com o Natal, estabelecendo uma relação com o Menino Jesus.
Participaram da reunião diversos representantes da defesa civil nas cidades da região, acompanhados dos comandantes de pelotões e destacamentos da Polícia Militar. O Tenente Coronel Valério fez a abertura oficial do encontro que teve a presença do Corpo de Bombeiros, através de seu comandante do 3º Pelotão, Tenente Richelmy e mais quatro militares, entre eles o sargento Ramiro que teve atuação destacada na tromba d´água do ano retrasado e por causa disso recebeu a Medalha do Mérito da Defesa Civil. 
O prefeito de São Lourenço, Zé Neto, até o momento em que estivemos no encontro foi o único prefeito reeleito que compareceu ao encontro juntamente com o vereador Nei da Saúde. A previsão é que a reunião termine na tarde de hoje. 
Veja as fotos:

 Vereador Nei da saúde, Tenente Coronel Valério, prefeito Zé Neto, Major Edylan e Capitão Paulo Marcio

 A presença de representantes dos 22 municípios da região

 Tenente Richelmy, Tenente Coronel Valério, prefeito Zé Neto e vereador Nei da Saúde

 O vice prefeito eleito de Pouso Alto João Carlos e a assessora Josie

Representantes da Defesa Civil de Soledade e atrás os sargentos Lopes, Lino e Ramiro, do Corpo de Bombeiros de São Lourenço

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial