quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tempestade provoca queda de quatro torres entre São Lourenço e Caxambu


Foto meramente ilustrativa de uma torre de transmissão

A Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG informou no dia de hoje (13/12) que a forte tempestade que atingiu o Sul de Minas na tarde da última quarta-feira (12/12) provocou a queda de três torres da linha de distribuição de 69 kv Caxambu – Itanhandu – Passa Quatro.
Em função do incidente, os municípios de Itamonte, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Virgínia, Passa Quatro e Itanhandu tiveram o fornecimento de energia interrompido às 14:47 horas. O restabelecimento de energia começou às 18:11 horas e foi totalmente concluído às 4:56 horas desta quinta-feira (13/12).
No Sul de Minas houve ventos de até 115 km/h e somente na região de Caxambu, Itanhandu e Passo Quatro – onde se localizam as estruturas derrubadas, foram registradas 76 descargas atmosféricas (raios).
A nota é da assessoria de imprensa da CEMIG sul de Minas. Mas o Blog São Lourenço News obteve mais informações a respeito do assunto. Investimentos feitos pela CEMIG, oito anos atrás, impediu que São Lourenço ficasse sem luz. 
Tudo porque a cidade de São Lourenço possui dupla alimentação de energia elétrica. A cidade de São Lourenço é  alimentada por Furnas e por Itutinga. Existe transmissão de energia vindo do lado de Caxambu e pelo lado de Itajubá. Por isso a cidade de São Lourenço não se juntou às outras cidades (Itamonte, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Virgínia, Passa Quatro e Itanhandu) no blecaute por causa da tempestade e por fortes ventos. Esse investimento da CEMIG foi decidido após uma queimada de grandes dimensões próxima as torres de transmissão vindas de Caxambu que praticamente torrou as estruturas metálicas, deixando São Lourenço sem luz por quase 24 horas. Essa queimada foi na região do Mato Dentro, bairro de Soledade de Minas, nove anos atrás.  
Cerca de 80 técnicos da CEMIG oriundos de diversas partes de Minas Gerais, inclusive Passos e Belo Horizonte, participaram dessa operação de recuperação das torres de transmissão. Na verdade, o Blog São Lourenço News obteve informação exclusiva, dando que conta que foram quatro torres e não três como foi dito anteriormente. A chuva de ontem, sem este investimento da CEMIG, era para ter causado muito mais problemas em São Lourenço. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial