sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Polícia Militar é nota 10 no quesito segurança


Tenente Coronel Valério feliz com os resultados obtidos no carnaval 2013

No ano passado, São Lourenço vinha quebrando todos os recordes na segurança pública. Do Bloco do Pijama em 2012 até 02:55 horas da quarta-feira, última noite do carnaval estava tudo perfeito. A segurança estava 100% e tudo caminhava para mais um ano de muita tranquilidade. Até que um menor inconsequente, vindo de outra cidade resolve esfaquear um jovem da cidade de Itajubá por causa de um boné. Pronto: Os indicadores de segurança mudam e o que é pior. Veículos de comunicação da grande mídia abrem espaço negativo para cidade e colocam a cidade em situação de que não existe segurança. Vale lembrar que nem o autor e nem a vítima são pessoas de São Lourenço.
Este ano a situação foi diferente. Muito questionado no início, a retirada do carnaval da Praça João Lage para o Parque Municipal Ilha Antônio Dutra gerou polêmica chegando ao ponto de pessoas abrirem página no Facebook para questionar a mudança. Mas ainda assim a idéia prevaleceu e o resultado foi bem melhor do que se imaginava, ainda mais quando se leva em consideração um item essencial na segurança pública: O item dos "Crimes contra pessoas".
Segundo o Tenente Coronel Valério, comandante da 14ª Cia Ind PM com sede em São Lourenço, no quesito "Crimes contra Pessoa" que compreende entre outras coisas ameaças, agressões, lesões corporais, rixas, etc, houve uma redução de 36%. Segundo o Tenente Coronel Valério, isso se deve à preparação do evento com reuniões abordando a organização, estrutura do local e principalmente a conscientização das pessoas. Sem medo de errar é difícil outra cidade no estado de Minas Gerais ter registrado queda tão significativa neste carnaval. 
Neste item ainda cabe uma análise criteriosa da redução de brigas e lesões corporais. No centro da cidade todo mundo se misturava e cada um fazia o que bem queria pois a aglomeração era maior, o deslocamento de carro impossível e a sensação de impunidade era bem evidente. No interior do Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, foi diferente: Criou-se um bolsão de segurança onde todos eram acompanhados pelo videomonitoramento e pelos policiais militares que ficavam nos Postos de Observação e Vigilância (POVs) espalhados pelas áreas em que ficavam os foliões. Quem foi para a Ilha Antônio Dutra foi para brincar carnaval. E o detalhe curioso de todo este monitoramento: Nos cinco dias de folia (contando o bloco do Pijama na sexta-feira), o policial militar que acompanhava o videomonitoramento em momento algum acionou policiais para intervir em qualquer problema. Sobrava espaço, a movimentação era mais tranquila e com isso as eventuais trombadas que servem de estopim para confusão no centro da cidade por exemplo, não aconteceu no interior da ilha. Com isso a significativa queda (36%) na questão de crimes contra a pessoa merece um destaque todo especial.

Sargento Lucimar, Major Paulo Márcio e Capitão Andreílson também ficaram felizes com as metas alcançadas

Ainda em 2012 foram registradas quatro ocorrências com relação ao tráfico de drogas. Com os cumprimentos de mandados de busca e apreensão antes do carnaval em operação conjunta das Polícias Civil e Militar, 13 ocorrências foram registradas, gerando reflexo na diminuição de prisão de usuários de drogas neste ano.
Uma arma de fogo foi apreendida, 149 operações da Polícia Militar foram registradas durante o carnaval e o trânsito mais tranquilo este ano graças a presença constante dos agentes de trânsito em todas as noites de carnaval.
Toda essa tranquilidade só foi alcançada graças aos esforços dos órgãos de segurança pública da cidade de São Lourenço: Dos bombeiros que vistoriaram a Ilha para para saber se o Projeto de Prevenção e Pânico do local estava de acordo com as normas vigentes. E ainda montaram guarda no interior da ilha em todos os dias do carnaval. Graças a Polícia Civil, onde se abre um destaque especial para o Delegado Regional Dr. Luciano Belfort, e sua equipe que trabalharam em regime de plantão na 3ª DRPC para receber ocorrências da região inteira e ratificá-las. E a Polícia Militar que com sua função ostensiva colocou o bloco na rua garantindo a paz social aqui em São Lourenço e na região.
E por fim, atendendo solicitação do internauta Anderson Mattos, elogiar também a equipe de apoio que trabalhou na Ilha que deu o suporte necessário para a segurança dos que ali brincavam o carnaval.
É muito bom quando dá certo. Ver que seu filho ou parente próximo brincou o carnaval e voltou para casa em segurança.
Parabéns a todos os envolvidos na organização e segurança do Carnaval 2013!     

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial