terça-feira, 5 de março de 2013

Cinco viaturas de Patrulha Escolar são entregues em Pouso Alegre



Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 4, o comandante da 17ª Região de Polícia Militar, Coronel Wagner Mutti Tavares, entregou cinco viaturas às Patrulhas Escolares de Pouso Alegre, Extrema, São Lourenço, Itajubá e Caxambu.
As viaturas serão utilizadas no serviço monitoramento e segurança de pelo menos  246 escolas municipais, particulares e estaduais dos cinco municípios. “O Policial já é um educador por excelência.. Ele além de adotar as medidas de prevenção e repressão quando o fato ocorre, ele é educador até pelo exemplo que ele dá no dia a dia, tanto em sua vida privada como na vida profissional” Afirmou o Cel Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª Região de Polícia Militar.
Presenças - Estiveram presentes os Comandantes de Unidades Operacionais da 17ª RPM além de autoridades como a Secretária Municipal de Educação de Pouso Alegre, Keydis Regina Chave Modesto, a Presidente da Câmara dos Vereadores de Pouso Alegre Dulcinéia Maria da Costa Souza e os Diretores das Superintendências Regionais de Ensino de Itajubá, Caxambu e Pouso Alegre. Diretores de escolas estaduais, municipais e particulares de Pouso Alegre também prestigiaram o evento.
O Cônego Edson Oriolo, Pároco da Catedral Bom Jesus, realizou a benção das viaturas e nos Policiais Militares que concluíram o workshop de Patrulha Escolar.

Cel Wagner Mutti Tavares (direita) e Comandantes de Unidades Operacionais da 17ª RPM

Secretária Municipal de Educação de Pouso Alegre, Diretores das Superintendências Regionais de Ensino de Itajubá, Caxambu e Pouso Alegre e diretores de escolas

Preparação - Os 24 policiais que vão atuar diretamente no Policiamento Escolar passaram por um treinamento nos dias 25, 27 e 28 de fevereiro. No primeiro dia, foram realizadas palestras simultâneas em Pouso Alegre, Caxambu, Extrema, São Lourenço e Itajubá. Escolas públicas dos municípios recepcionaram Policiais Militares, professores, diretores de escolas, secretários municipais de saúde, superintendentes regionais de ensino e membros do Conselho Tutelar. Todos aprenderam mais sobre Estrutura familiar e Ambiente Escolar, Psicologia da Infância e Juventude, Estatuto da Criança e Adolescente, o Fenômeno bullying e os tipos de violência escolar.
A partir do dia 27, o workshop foi  dado diretamente aos Policiais Militares. Eles tiveram aulas que foram ministradas no Espaço Cultural da Escola Municipal Anita Faria do Amaral (CIEM Santa Luzia) em Pouso Alegre.
Foram abordados assuntos como Filosofia da Polícia Comunitária aplicada ao ambiente escolar, bullying, Prevenção às Drogas, Direitos Humanos e Trânsito Urbano.
Os participantes também tiveram lições sobre como a doação pessoal à educação e a segurança de crianças e adolescentes pode ser de extrema importância na prevenção à violência nas escolas. A partir dessa semana, o serviço de Patrulha Escolar já começa a ser realizado nos cinco municípios.
Patrulha Escolar - A patrulha escolar tem como missão realizar o patrulhamento nas escolas municipais, estaduais e particulares, visita e contato com pais, professores, diretores, funcionários e alunos destes estabelecimentos, policiamento especial em eventos relacionados a atividade e dar apoio eventual nas ocorrências de destaque.  
O conceito de patrulhamento, no caso específico desta atividade, vai além da simples ronda aos estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída de alunos. Consiste, basicamente, na visita periódica destes estabelecimentos, obedecendo a um cronograma próprio que visa a estruturar a rotina de trabalho de modo que cada escola situada em seu raio de atuação seja alvo deste atendimento semanalmente. Nestas visitas, o militar deve fazer um contato com a direção da escola, visando a transmitir uma sensação de segurança e proteção, estreitando os laços entre a polícia militar e a comunidade escolar. 
As viaturas foram adquiridas por meio de uma parceria da PMMG com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), tendo sido entregues 95 viaturas para o projeto Patrulha Escolar em todo Estado.

As novas viaturas entregues nesta segunda-feira 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial