quarta-feira, 6 de março de 2013

Comenda Ambiental: Programação 2013 é divulgada

Equipe organizadora da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço 2013

Agora é oficial. Foi divulgada há poucos momentos a programação oficial da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço 2013. O Chanceler da Medalha e Diretor Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Dr. Eugênio Ferraz mostrou-se muito feliz com a programação que atende toda uma gama de necessidades da cidade de São Lourenço. De maneira muito respeitosa, a Comenda Ambiental deste ano homenageia a Beatificação de Nhá Chica: "É isso que buscamos neste evento. Além de elevar o nome da cidade de São Lourenço procuramos interagir com as outras cidades do Circuito das Águas e das Terras Altas da Mantiqueira. O evento não é apenas municipal. Trabalhamos para que a Comenda Ambiental tenha a repercussão nacional merecida mostrando a nossa preocupação com as águas medicinais que brotam por toda essa região", disse Eugênio Ferraz.
O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço acabou de comentar a programação: "A Comenda Ambiental veio para ficar e a cada ano que passa fica mais encorpada associando o amor pela nossa região com uma programação intensa e de acordo com as nossas expectativas, atendendo todas as faixas etárias", explicou o presidente, vereador Nei da Saúde.
O prefeito Zé Neto em suas considerações enalteceu a programação: "Isso mostra que estamos no caminho certo, principalmente da integração regional. Precisamos disso, pois ninguém consegue dar um passo sozinho. Na Comenda Ambiental 2013 já chamamos a atenção para a beatificação de Nhá Chica que acontece em quatro de maio, com certeza o maior evento da história do sul de Minas", afirmou Zé Neto.
Veja agora a programação da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, ano 2013:

Programação 2013
 DIA 21 DE MARÇO DE 2013 – QUINTA-FEIRA

9 às 17 horas – Educação Ambiental preparada pelo Instituto INHOTIM destinada a jovens estudantes de São Lourenço e Região
Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Projeto “Espaço Ciência Itinerante”, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental do  Instituto INHOTIM. Trata-se de um espaço expositivo que utiliza diferentes ferramentas educativas, como lupa, microscópio, maquetes, modelos didáticos para ensino de botânica, fotos e vídeos, para divulgação da ciência e da informação ambiental. Nesse espaço a interatividade é uma aliada no processo de construção do conhecimento científico para visitantes de diversas idades. Deverão passar pelo projeto cerca de 700 de estudantes e meia centena de professores.

18 horas – Desfile dos Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira
Local: Rodoviária (concentração)
Grande mobilização saindo da rodoviária em direção a Praça João Laje (em frente ao Parque das Águas). Viaturas da Polícia Militar, Polícia Montada, Corpo de Bombeiros, possivelmente balões, acompanharão a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, que conduzirão um baú contendo simbolicamente as comendas, até o local de entrega da Comenda Ambiental, onde os cavaleiros receberão, no início da cerimônia o “Fogo Simbólico da Liberdade” que será conduzido pelos caminhos da Estrada Real até Ouro Preto, onde acenderá a Pira da Liberdade na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência.

19:30 horas – Cerimônia da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço:
Local: Praça João Lage – Em frente ao Parque das Águas
- Coreografia com Cadetes da Polícia Militar de Minas com a Tocha da Liberdade que será entregue aos Cavaleiros da Inconfidência Mineira;
- pré-lançamento/divulgação do livro comemorativo “40 anos do Clube da Esquina!”, viabilizado por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais;
- apresentação especial de Marcus Viana e Laisa Morais;
- agraciamento e discursos;
- participação especial da Sociedade Musical Antonio de Lorenzo.
- Grande show com Marcus Viana e Orquestra Transfônica

DIA 22 DE MARÇO DE 2013 – SEXTA-FEIRA

Manhã (horário a ser definido) – Partida dos Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira
Local: a ser definido
Saída dos Cavaleiros conduzindo o “Fogo Simbólico da Liberdade”, em desfile como no dia anterior, com a primeira parada programada em Baependi,  onde prestarão homenagem a Nhá Chica.

16 horas (previsão) – Homenagem da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira a Nhá Chica em Baependi.

Manhã: (horário a ser definido) – Abertura do Seminário sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas:
Local: Câmara Municipal de São Lourenço
Abertura com a participação do Coral Vozes das Celas e Grupo Musical da APAE São Lourenço
O objetivo principal do evento é despertar a atenção e a conscientização de autoridades e comunidades sobre a importância do acesso de deficientes físicos em cidades e atrativos turísticos. Trata-se do início de uma discussão enriquecedora sobre o assunto.
Diversas participações já estão programadas, como:
- Carlos André Mariani Bittencourt, Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais;
- Eros Biondini, Secretário de Estado de Esporte e Juventude de Minas Gerais; Marcos Paulo de Souza Miranda, Promotor Coordenador das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais; Leonardo Mattos, Vereador em Belo Horizonte; Luiz Figueira de Quental, Referência Nacional em Turismo; Ana Lúcia de Oliveira, Coordenadora Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência;  Kátia Ferraz, Presidente do Centro de Vida Independente de Belo Horizonte; Willian Eventos, Vereador em São Lourenço; entre outras personalidades/instituições.
O Seminário ocorrerá durante todo o dia e será encerrado no final da tarde com a emissão da “Carta São Lourenço”

9 às 17h – Educação Ambiental preparada pelo Instituto INHOTIM destinada a jovens estudantes de São Lourenço e Região
Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Projeto “Espaço Ciência Itinerante”, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental do  Instituto INHOTIM. Trata-se de um espaço expositivo que utiliza diferentes ferramentas educativas, como lupa, microscópio, maquetes, modelos didáticos para ensino de botânica, fotos e vídeos, para divulgação da ciência e da informação ambiental. Nesse espaço a interatividade é uma aliada no processo de construção do conhecimento científico para visitantes de diversas idades. Deverão passar pelo projeto cerca de 700 de estudantes e meia centena de professores.

10 às 18 horas – Projeto Saci
Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Diversas atividades de educação e conscientização ambiental destinadas a jovens e adultos, tais como: oficinas, Brinquedoteca (Espaço lúdico com brinquedos, livros puffs, etc.), mostras de cinema e espetáculos.

10 às 18h – Unidade Móvel do Sine
Local: Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Expedição de carteira de trabalho e previdência social e postagem de seguro desemprego.

21 horas – Minas ao Luar
Local: Praça Brasil
A Chancelaria da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço viabilizou o Projeto Minas ao Luar em parceria com o SESC/MG e Prefeitura Municipal de São Lourenço.
A seresta e a serenata são gêneros musicais muito presentes e tradicionais na cultura do estado. Pensando na valorização dessas tradições e na formação de público, o Sesc Minas, por meio do Minas ao Luar, apresenta shows musicais ao ar livre, em ruas, praças e coretos. As apresentações são sempre abertas ao público. Em 19 anos de história, o projeto já contabilizou mais de dois milhões de espectadores e a produção de dois discos e um livro.
Desde a primeira edição, realizada em Diamantina, em 1994, o projeto já percorreu aproximadamente 200 cidades. Em 2012, o Minas ao Luar passou a realizar duas apresentações por semana, em diferentes cidades mineiras, somando, aproximadamente, 60 apresentações no ano (depois de muitos anos o projeto retorna a São Lourenço, em homenagem a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço).

DIA 23 DE MARÇO DE 2013 – SÁBADO

9 às 17 horas – Projeto Saci
Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Diversas atividades destinada a jovens e adultos, tais como: oficinas, Brinquedoteca (Espaço lúdico com brinquedos livros puffs), mostras de cinema e espetáculos estão programados.

10 horas – Passeio no Trem das Águas:
Local: Estação de São Lourenço
Passeio no Trem das Águas para agraciados e convidados.
IMPORTANTE: o credenciamento para o passeio será feito das 9h às 9h45 na própria Estação.

20 horas – apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais
Local: Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas        

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial