quarta-feira, 20 de março de 2013

Ministério Público Estadual recomenda tombamento do Parque das Águas

Ministério Público Estadual recomenda tombamento do Parque das Águas em São Lourenço 

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais encaminhou, oficialmente, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) recomendação para a efetivação do tombamento do Parque das Águas da cidade, "em função de seu relevante valor cultural para o município e o Estado”. A recomendação foi feita juntamente com a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa da Bacia do Rio Grande e Promotoria de Defesa do Patrimônio Cultural da Comarca de São Lourenço.
 Caso inédito no Brasil, o uso tradicional das águas minerais de São Lourenço também poderá ser registrado como patrimônio cultural do povo mineiro, dando-lhes permanente proteção. Essa iniciativa vem ao encontro de ações recentes adotadas pelo município na valorização do turismo e das tradições da estância hidromineral do Sul de Minas. Em 2011, por iniciativa da escritora Ivanise Junqueira, foi criada a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, que tem como Chanceler o Diretor-Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Eugênio Ferraz. A idéia da Comenda foi viabilizada pelo prefeito municipal José Neto, que desde então vem se empenhando na revitalização do turismo e das tradições culturais da cidade no Sul de Minas. Todo esse processo começou quando Eugênio Ferraz era Superintendente Regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais.
O Parque abriga fontes de água gasosa, sulfurosa, alcalina, ferruginosa, magnesiana, entre outras, que são consideradas únicas e estão entre as melhores do mundo. Atualmente, o Parque é administrado pela Nestlé.
Com o tombamento, o Parque das Águas de São Lourenço terá preservada toda sua área e suas fontes de água e ao povo mineiro será garantida a certeza da preservação de seu patrimônio turístico e cultural no Sul de Minas, que vem há décadas servindo e dando saúde a todo o povo mineiro e brasileiro.
Para o Chanceler da Comenda Ambiental, Eugênio Ferraz, “essa iniciativa assegura a perenidade do Parque e de suas águas, que vem há décadas sendo fonte de vida e saúde para o povo mineiro e brasileiro”. A escritora Ivanise Junqueira declara que “o tombamento é uma ação que vai além do tempo e espaço, assegurando para as futuras gerações uma fonte inesgotável de vida, ao redor de onde gravita toda uma cidade e um sentido de vida”.  Para o prefeito de São Lourenço, Zé Neto, “essa iniciativa vem deixar claro que o Parque está em terras de São Lourenço, mas suas águas pertencem à Humanidade”. O promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda disse que o Parque “acumula valores históricos, de antiguidade, arquitetônico, evocativo, ambiental, de paisagem, afetivo e cognitivo. Constitui-se referencial simbólico para o espaço e memória do município, com importância para todo o Estado de Minas Gerais, devendo ser protegido a fim de assegurar suas benesses à sociedade brasileira”.
Os próximos passos agora serão o tombamento nacional do Parque e das Águas de São Lourenço e a solicitação junto à UNESCO das inscrições de ambos como patrimônios da Humanidade.
Com o tombamento, o Parque das Águas de São Lourenço e suas águas serão, definitivamente, protegidos.
O anúncio da iniciativa de proteção ocorrerá durante as solenidades da entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, que além de vários eventos e atividades ambientais sediará também o I Seminário sobre acessibilidade em cidades turísticas.

5 Comentários:

Às 20 de março de 2013 às 17:07 , Blogger Unknown disse...

Tombar o Parque das Águas? Ótimo, maravilhoso, necessário, uma grande conquista. Mas o grande problema está na exploração das águas minerais. O tombamento delas tem que vir antes do tombamento do Parque. URGENTE!!!!!!

 
Às 20 de março de 2013 às 17:14 , Blogger Unknown disse...

"Para o prefeito de São Lourenço, Zé Neto, 'essa iniciativa vem deixar claro que o Parque está em terras de São Lourenço, mas suas águas pertencem à Humanidade'.
Prefeito, como isso deixa a cidade feliz. Até então ela estava achando que o sr. também pensava que as nossas águas pertenciam à Nestle´. Parabéns, de verdade.

 
Às 20 de março de 2013 às 19:41 , Blogger Prata Rainha disse...

Fico muito feliz com essa notícia. Estive em São Lourenço, nas férias e fiquei indignada com o estado em que se encontra o Parque das Águas. Essas empresas fazem uns agradinhos à população, destroem um lugar mágico como é São Lourenço, exaurem suas fontes e depois vão embora explorar outros incautos. Água envasada acima da vasão devia ser crime hediondo. Parabéns ao prefeito pela coragem de enfrentar o poder econômico em defesa da cidade que o elegeu.

 
Às 21 de março de 2013 às 10:14 , Blogger LEE disse...

Que o tombamento seja feito com participação popular em Audiência Pública na câmara com presença de todos envolvidos..: MP, governos, IEPHA,Nestlé, vereadores, imprensa etc etc. Que a principal contemplada seja a ÀGUA MINERAL do Parque , não só das fontes , mas tambem aquela que está em poços profundos sendo engarrafada!! O aquífero de São Lourenço que está em área de alta vulnerabilidade.

 
Às 22 de março de 2013 às 13:46 , Blogger Unknown disse...

Brilhante iniciativa e necessária a preservação desse patrimônio enquanto é tempo.
Parabéns a todos que estão a frente prol dessa causa.
A cidade merece e a Natureza se enriquece.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial