sexta-feira, 15 de março de 2013

São Lourenço News - Entrevista: Ivanise Junqueira

Idealizadora da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço


Ivanise Junqueira, de tradicional família daqui de São Lourenço, é paleógrafa e escritora. Casada há mais de trinta anos com Eugênio Ferraz, foi a idealizadora da Comenda Ambiental. São-lourenciana das mais ferrenhas, dedica-se às causas ambientais e à valorização e divulgação da cidade.
Ela é o exemplo do que podemos citar para mostrar que por trás de todo grande homem sempre existe uma grande mulher. E como mesmo diz na entrevista, voltando da entrega da Medalha JK, em Diamantina, ela se inspirou na criação da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Filha da cidade que  agora ajuda a projetar como poucos, Ivanise Junqueira conta em detalhes, pela primeira vez como se inspirou e o que espera com a consolidação da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. 


São Lourenço News: Há poucos dias da Comenda, como a senhora, que é a idealizadora, vive este momento?
Ivanise Junqueira: Estou vivendo com muita expectativa e com muito orgulho às vésperas da terceira edição, com a repercussão em Minas e no Brasil. Por exemplo, podemos citar novamente a presença do governador Antônio Anastasia e desta vez a do Vice governador Alberto Pinto Coelho. Também, vários secretários, deputados estaduais, federais e inúmeras outras autoridades. Além desses políticos, que podem obter recursos para a cidade em benefício da população, personalidades e sobretudo pessoas que engrandecem ainda mais a Comenda.

São Lourenço News: Nunca é demais perguntar... A idéia da comenda foi inspiração?
Ivanise Junqueira:  Foi uma inspiração. Voltando de Diamantina, após ter participado de uma solenidade da Medalha JK, percebi o quanto tinha sido agradáveis os dias que lá passei, visitando pontos turísticos, conversando com pessoas do comércio local, um hábito que adoro, e principalmente ver  a cidade em movimento. Além dessa Medalha, já tinha participado de muitas outras,  como por exemplo  a Medalha da Inconfidência. Pensei...nossa região  não possuía nada parecido. E se fosse criada uma Comenda  para o Sul de Minas, para São Lourenço, algo que pudesse ir além das fronteiras, divulgar nossa terra. No mesmo instante o meio ambiente se mostrou,  a água brotou na minha mente e o ouro transparente e cristalino foi o tema que precisávamos para levar adiante a inspiração. Dividi com Eugênio  o que tinha pensado, ele adorou a idéia e ali mesmo no carro, diante da presença de um motorista, presença ocular, a Comenda foi concebida.  Sabia que São Lourenço e região ganhariam muito com a nossa idéia.

São Lourenço News: Os detalhes, o pingo d'água ao centro da medalha...Veio tudo na hora?
Ivanise Junqueira: Foi tudo na hora... pegamos caneta e papel e já começamos a imaginar o que seria mais representativo para definir a Comenda, cores, formato e dizeres. Não tive dúvidas que a gota seria o ápice. “Prima Inter Pares” foi sugestão do Eugênio, que simboliza as águas de São Lourenço, que em tradução livre significa “primeira entre iguais”. Quando chegamos a Belo Horizonte, estávamos com tudo pronto.

São Lourenço News: A senhora é são-lourenciana... Acredita que a Comenda Ambiental deu um sopro de vida na rotina da cidade?
Ivanise Junqueira: Acredito que tenha renovado a vida de São Lourenço. Há estatísticas  que comprovam que após a Comenda o fluxo de turismo na cidade aumentou em mais de 30% , sendo  o efeito boca a boca praticamente impossível de ser avaliado, mas, nós que estamos ligados à Comenda, até nos assustamos com a quantidade e unanimidade de elogios e retornos para a cidade. Mais uma vez repito, este é o grande objetivo da Comenda, pois traz mais crescimento e benefícios para toda a sociedade local.

São Lourenço News: Ainda neste assunto...Não existe nada parecido no Brasil no Dia Mundial da Água...A senhora observa que a Comenda Ambiental veio para ficar?
Ivanise Junqueira: Ela já está consolidada. Desde a primeira edição, com a presença do governador Antônio Anastasia e demais autoridades, foi de grande projeção e repercussão no âmbito nacional. Tudo isto, entretanto, somente foi possível ser nesta dimensão graças ao incondicional apoio do prefeito Zé Neto e dos Vereadores de São Lourenço, sempre com o apoio da população, todos unidos com a causa maior que é projetar e valorizar nossa cidade. Quero ainda salientar que a presença do Eugênio tem sido, desde o primeiro momento, a peça fundamental para que o êxito seja cada vez maior, desde o mais simples ao mais complexo detalhe destes grandes eventos.

São Lourenço News: Algumas novidades estão sendo anunciadas neste momento pré-comenda ambiental. O Jornal Hoje em Dia em seu editorial lançou como exemplo São Lourenço em busca de soluções ambientais. A Comenda  Ambiental é uma vitrine hoje para ações em prol do meio ambiente?
Ivanise Junqueira: São Lourenço se destacou na mídia com o anúncio da construção de uma usina de compostagem que usa técnica pioneira no Brasil. A região também vai ser beneficiada.  Às vésperas do Dia do Mundial da Água, tal acontecimento será mais um marco para a cidade, pois, será finalizado o uso inadequado das margens do Rio Verde para utilização  do lixão. A Comenda Ambiental se une ao objetivo maior, que com certeza, é de todos: preservação do meio ambiente e qualidade de vida.

São Lourenço News: A mulher é mais observadora, mais detalhista e sempre busca melhorar sua criação... Algum detalhe teve essa atenção, vamos dizer assim, para lapidar o evento em sua terceira edição?
Ivanise Junqueira: Notamos neste ano que  o processo está mais tranqüilo, com menos estresse. A união das forças, com pessoas realmente  engajadas no mesmo ideal,  colaboram para que o evento seja um sucesso. Mais uma vez conseguimos que o meio ambiente fosse  destacado como nas apresentações que ocorrerão por conta do Inhotim, bem como o aspecto de cidadania fica também muito evidenciado pelo I Seminário sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas. No aspecto cívico, consolida-se o início, em São Lourenço, da cavalgada dos Cavaleiros da Inconfidência com o Fogo da Liberdade, por caminhos da Estrada Real, até chegar a Ouro Preto nas cerimônias da Inconfidência Mineira.  No aspecto imaterial, guardemos bem esta palavra, pois, logo teremos outras novidades, a novidade que podemos adiantar  é a homenagem que a Comenda Ambiental, juntamente com os Cavaleiros da Inconfidência, fará a Nhá Chica... O brazão da cidade de São Lourenço, de rara inspiração, é bem objetivo ao dizer: Água da Vida e Fogo da Fé... Finalizando, gostaria de agradecer a oportunidade e ressaltar o trabalho de Jodil Duarte, grande batalhador e defensor das causas da nossa querida São Lourenço.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial