segunda-feira, 1 de abril de 2013

Desfile de 1º de abril

No dia do 86º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade de São Lourenço a avenida D. Pedro II esteve lotada. Afinal nem sempre o são-lourenciano tem cinco dias de folga.  Desde 1970, apenas três vezes isso aconteceu: Em 1991, em 2002 e agora em 2013. Curiosamente não se calcula a sexta-feira-santa e sim o domingo de páscoa.
O cálculo da data da Páscoa, também conhecido como Computus (Latim), é fundamental no calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril. E com isso, nos últimos 43 anos, apenas três vezes vivenciamos tal situação.
O prefeito Zé Neto em seu discurso na frente da Prefeitura ressaltou mais uma vez as famílias pioneiras de São Lourenço destacando três: As famílias do Dr. Arthur Póvoa, Benjamim Libânio e Ary Garambéu de Miranda.
O Tiro de Guerra 04-024, legítimo representante do Exército Brasileiro em terras são-lourencianas abriu o desfile. O TG 04-024 sempre é um presente para todos da cidade. Mesmo com pouco tempo de instrução e ordem unida, o Chefe de Instrução da Unidade, Tenente Ferreira conseguiu colocar a tropa em condições marchar e honrar a instituição. Foi um desfile brilhante e como se a tropa já estivesse meses incorporada ao Exército Brasileiro.
Em seguida e o grande destaque na avenida no ano de 2013, a estréia do 57º Batalhão de Polícia Militar, elevado recentemente a essa condição. Como manda a tradição de um batalhão, a tropa do 57º BPM marchou com a banda do 20º batalhão com sede em Pouso Alegre. Tendo a frente o Capitão Leandro, comandante do Pelotão de Caxambu, a tropa desfilou e arrancou aplausos na avenida. No palanque de autoridades, o vibrante Tenente Coronel Paulo Valério Junior, comandante do 57º BPM e seu chefe de Estado Maior, Major Paulo Marcio acompanhavam atentamente ao desfile. Quem fez a leitura do histórico do 57º BPM foi o capitão Andreílson.
A partir daí o desfile teve a participação da APAE, do clube da Melhor Idade, das escolas municipais, estaduais e particulares.
Os três poderes - Mais uma vez os três poderes estiveram reunidos no Palanque Oficial de autoridades. Para variar em mais uma solenidade pública, onde é obrigatória por lei, a execução do Hino de São Lourenço, vereadores e secretários presentes não sabiam sequer o refrão do hino. Um claro desrespeito à música símbolo da cidade. O silêncio impera quando toca a mesma.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Nei da Saúde aproveitou o dia 1º de abril para reforçar que a Câmara Municipal de São Lourenço está aberta para a população para o que se fizer necessário.
Para quem esperava uma reforma ministerial ampla, geral e irrestrita, o prefeito Zé Neto jogou um balde de água fria na manhã de hoje. O povo de São Lourenço vai ter que amargar o mesmo secretariado da administração passada que ninguém aguenta mais. Não é possível ele estar satisfeito com o que se vê dentro da prefeitura de São Lourenço hoje, ou seja tanta incompetência junta. Com essa decisão, o prefeito Zé Neto comete o mesmo erro de seus antecessores e condena sua administração ao fracasso. O prefeito perde a data da páscoa que marca a libertação e significa o início de uma nova vida para permanecer na mesmice e com a incompetência a seu dispor. Talvez a benevolência do prefeito o impeça de mudar seu governo. Com essa decisão ele joga por terra o plano de uma São Lourenço melhor e de fazer seu deputado estadual, federal e seu sucessor sob pena ainda de não poder pedir voto nem em palanque, com esses cargos que se apresentam hoje.
Resposta aos Advogados - O Juiz Diretor do Fórum da Comarca de São Lourenço, Dr. Fábio Garcia Macedo Filho esteve no Palanque Oficial e falou sobre a Carta Aberta enviada por alguns advogados de São Lourenço ao Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Mesmo sem ter pleno conhecimento do teor da correspondência, Dr. Fábio achou válido o movimento dos advogados. Mas fez questão de ressalvar que essas preocupações foram levadas diretamente ao TJMG, onde inclusive despachou com o presidente e com desembargadores de nossa região.
Veja as fotos:

Dr. Fábio Garcia, prefeito Zé Neto e presidente da Câmara Nei da Saúde hasteiam as Bandeiras

Banda do 20º BPM executa o Hino Nacional Brasileiro

Autoridades acompanham o hasteamento das Bandeiras

Equipe do Presídio de São Lourenço

TG 04-024 comandado por seu Chefe de Instrução Tenente Ferreira desfilam na D. Pedro II

A primeira dama D. Cristiane, prefeito Zé Neto, vice prefeita Patrícia Lessa, Dr. Fábio Garcia e Nei da Saúde: os poderes constituídos do município juntos no Palanque Oficial

O comandante do 57º BPM, Tenente Coronel Valério ladeado pela major Rejane e pelo Major Paulo Marcio com o vereador Ricardo Enfermeiro 

Público presente e sentado na D. Pedro II

Casa cheia para ver o desfile

Até as laterais da avenida tiveram cadeiras este ano

O desfile mais aguardado: 57º BPM na avenida

Coube ao Capitão Leandro estar à frente da Tropa do 57º BPM

Tropa feminina do 57º BPM

De pai para filha: O ex-vice prefeito por dois mandatos Walter Lessa com a filha que é a atual Vice-prefeita Patrícia Lessa

O diretor da Escola Municipal Melo Viana, Alex com as crianças durante o desfile, acompanhado por Natan de Oliveira, apresentador do desfile

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial