quinta-feira, 25 de abril de 2013

Minas e São Lourenço: Nascentes Gerais

*Eugênio Ferraz

Muito tem se falado nos últimos anos que Minas Gerais é a caixa de água do Brasil. A imagem artificial e inanimada da caixa de água pouco se assemelha à do manancial nascedouro das águas de Minas e de nosso país. E, como manancial, precisa ser protegido, cuidado, levando a todos a água da vida, o bem maior da natureza que garantiu há milhões e milhões de anos o surgimento das espécies no universo.
São Lourenço, Estância Hidromineral, cidade integrante do Circuito das Águas na parte mais ao sul do Estado de Minas Gerais, vem, de alguns anos a esta parte, trabalhando com a conscientização e com o sentimento de que preservar a água é preservar a existência da espécie humana, a vida neste planeta água chamado Terra. Por suas inúmeras fontes de águas minerais, São Lourenço vem doando água e saúde para o Brasil inteiro, desde o início do turismo na pequena cidade com os primeiros aquáticos - depois veranistas, e agora turistas - em temporadas inteiras sob tratamento médico em um Brasil agrícola do início do século passado. De lá para cá, muito coisa mudou no turismo nacional e no conceito de saúde como um todo. Ainda assim, São Lourenço, com suas águas gasosas, sulfurosas, magnesianas, entre tantas outras, nunca deixou de fornecer água e saúde em suas nascentes, na estância do bem viver, e na cidade da qualidade de vida.
Com a permanente visão de preservar e de levar a todos a consciência de que temos um bem natural que pode não ser mais renovável, em 2011 a prefeitura de São Lourenço adotou - inspirada por intelectuais e ambientalistas, junto a muitas outras iniciativas preservacionistas e de conscientização ecológica - a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, que vem condecorando personalidades destacadas por suas ações em defesa do meio ambiente, da cidadania, do desenvolvimento, da cultura e da busca por um mundo melhor e mais igualitário em nosso país e no mundo.
Realizada sempre na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, desde a sua primeira edição, a entrega da Comenda é presidida pelo Governador Antonio Anastasia, que vê na iniciativa uma importante forma de difundir Brasil afora a necessidade de preservar o meio ambiente e as águas de Minas e do Brasil. A entrega da Comenda não se limita apenas a condecorar personalidades. Por sugestão de sua idealizadora, a ensaísta Ivanise Junqueira, ela é lastreada por vários eventos e ações que propagam essas idéias, trabalhando com estudantes e visitantes da cidade, em debates e seminários abordando a importância da preservação do meio ambiente, como a presença do Instituto Inhotim, com suas atividades ecológicas e de cidadania, buscando sempre uma vida melhor em nossa sociedade. Isso tudo culminou como o Seminário sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas, gerador da “Carta de São Lourenço”.
Neste ano, momento que causou positiva comoção durante a entrega da Comenda, foi o anúncio do Ministério Público de Minas Gerais que, por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, encaminhou, oficialmente, ao Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais proposta de tombamento do Parque das Águas da cidade, com a justificativa de que “O Parque das Águas de São Lourenço seja alvo de proteção por tombamento em função de seu relevante valor cultural para o município e o Estado”.  Caso inédito no mundo, o uso das diferentes águas minerais de São Lourenço também será registrado como patrimônio cultural do povo mineiro, dando àqueles singulares tesouros permanente proteção.
Entendemos que são com ações concretas e equilibradas que garantiremos o bem estar da sociedade e a perenidade de nossos bens naturais, históricos e culturais. Entendemos que é preciso tomar iniciativas rápidas para o cuidado com crianças, idosos e deficientes, além de nossas águas, evitando que estas fiquem relegadas a segundo plano, como se delas não dependessem vidas. O brasão da cidade de São Lourenço traz em latim a frase: “Acqua Vitae Iguis Fidei”, que quer dizer: “Água da vida e o fogo da fé”, e é exatamente este lema que a cidade deve levar para além de suas fronteiras.
*Eugênio Ferraz é o Chanceler da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e Diretor-Geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.
Publicado no jornal Estado de Minas de hoje (25/04) 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial