segunda-feira, 22 de julho de 2013

São Lourenço News/Entrevista

Prefeito Zé Neto acredita que projeta São Lourenço para um futuro melhor

Prefeito Zé Neto

O prefeito Zé Neto, que completou no dia 1º de julho seis meses de governo em seu segundo mandato concedeu uma entrevista ao Blog São Lourenço News onde faz um balanço de seu segundo mandato. Ele fala sobre nomeações e afirma que está dentro do índice prudencial de contratações o que significa que a Prefeitura de São Lourenço está enxuta. Na entrevista ele fala sobre setores básicos da prefeitura e garante que vai pagar os professores pelo novo piso salarial do ensino básico. Acompanhem a matéria:
 
São Lourenço News: Seis meses de governo e algumas mudanças em sua equipe de trabalho. Qual o balanço que o senhor faz neste primeiro semestre? 
Prefeito Zé Neto: Nós fizemos uma transição com muita tranquilidade. Até porque nós estamos com um governo reeleito e não poderíamos interromper políticas públicas já instaladas, especialmente na área social. Temos várias medidas em andamento junto aos governos federal e estadual que não podiam ser interrompidos até porque o dinheiro já está na conta do município. Uma retro-escavadeira e um caminhão novos e uma série de obras que dependem de continuidade, de um planejamento pré-estabelecido. Nós fizemos uma transição ao contrário, de baixo para cima. Fizemos as mudanças no terceiro escalão e agora no segundo escalão, com alguma pequenas mudanças de gerência que serão concluídas em agosto. Isso porque é necessário quebrar a rotina de pessoas boas, competentes mas estão cansadas de atuar naquela área específica. O bom disso é que são pessoas polivalente e que podem ser aproveitadas em outras áreas. Agora em agosto com o fim das mudanças no segundo escalão, chegaremos ao primeiro escalão que são os setores estratégicos que darão resultado não agora neste governo mas sim na década de 2020. Essas mudanças não podem acontecer de uma hora para outra e precisam de um tempo. Nós temos duas ou três leis estruturadoras para votar na Câmara agora em agosto. Posso adiantar aos leitores do "Blog São Lourenço News" pela consideração que temos é que os cargos de primeiro escalão são apenas oito. Eram 18 cargos quando eu assumi. A minha idéia era renovar 50%. E nós renovaremos 50% até meados do mês de agosto.     

São Lourenço News: Com relação ao calçamento de ruas... Dom Pedro II, José Semeão Dutra e Damião Junqueira de Souza. Haverá mudanças nestes calçamentos?
Prefeito Zé Neto: Vamos dividir essa pergunta. A Damião Junqueira junto com a rua José Semeão Dutra nós conseguimos uma verba do governo federal que não se configurou como a fundo perdido e sim como empréstimo. Não tenho condições de falar ainda se tomarei como empréstimo essas verbas até por causa da dívida herdada pela prefeitura de administrações passadas. Até porque essas verbas são garantidas pelo FGTS dos funcionários e não posso deixar um abacaxi para futuras administrações. Estou sendo muito cuidadoso e estou tentando reverter essas verbas como verbas do PAC, que são a fundo perdido. Se formos bem sucedidos a rua José Semeão Dutra vai mudar sua pavimentação para "paver", cuja manutenção é mais fácil e não para asfalto. A avenida Damião Junqueira de Souza é diferente. Quase toda a verba é para drenagens, o ponto fraco do local. Não adianta consertar o piso e toda hora a drenagem ficar dando problema. Nós investimos dois terços da verba pedida em drenagem e o restante em calçamento onde serão recolocados corretamente. A Avenida Dom Pedro II é diferente. Ela receberá as faixas de pedestre e a partir daí iremos retomar aquele trabalho realizado no trecho da rodovia BR-460 até o Cine Vogue. Até o final de 2015 pretendemos recuperar a Comendador Costa, o entorno da Praça João Lage, a Pedro II e rua coronel Justino. São as nossas metas neste mandato.  

São Lourenço News: Nestes seis meses de governo qual estaria sendo a pedra do sapato do senhor deste segundo mandato?
Prefeito Zé Neto: No que diz respeito a São Lourenço, tudo vai muito bem. Mesmo com essa percepção das crises no Brasil e no mundo as pessoas esquecem dos avanços que a cidade conquistou. Há quantos anos são Lourenço não tinha lançamento de prédios novos no mercado? Não se acabava nem os antigos... Hoje São Lourenço, através da sociedade civil reagiu e bem às boas políticas públicas praticadas por nossa administração. Isso é riqueza evidentemente. Quanto às questões da prefeitura, ela está muito bem organizada. O nosso problema é verba, fluxo de caixa. Não é nem verba de convênio e sim verba de custeio. A queda de arrecadação afeta diretamente nossa prefeitura. Para que se tenha uma idéia no dia do repasse da verba do Fundo de Participação dos Municípios eu recebo um aviso de que houve uma redução de 20 a 25% nos valores a que fazemos jus.  Então não há planejamento que suporte. Com uma planilha feita em maio de 2012, corta-se o FPM, como ficamos? Isso nos obriga mudanças, cortes e enxugamento que faremos sempre for necessário.   

São Lourenço News: O senhor pretende mesmo quitar os compromissos com os professores do ensino básico que ganharam o direito na Justiça, através de julgamento do STF?
Prefeito Zé Neto: Isso é decisão judicial da mais alta corte da justiça brasileira. Que nós estamos tendo um cuidado enorme de cumprir, através de consultoria para evitar erros que vários entes federados cometeram sob pressão e que acabaram resultando em enormes prejuízos para aclasse depois de decididos. Nós estamos tendo cuidado de fazer a coisa de maneira correta. Convocamos uma aula pública e dali saíram decisões. Submetemos a uma consultoria de Juiz de Fora e São Paulo. Quando anunciarmos será uma decisão final do que será feito desde o dia em que a sentença foi favorável ao magistério do ensino básico. Não podemos nos aventurar a exemplo de outros municípios, a realizar um acordo apressado e passar o limite do FUNDEB, causando prejuízo a todos com um possível bloqueio. Isso é uma irresponsabilidade que jamais cometeremos até porque todos conhecem nosso histórico de coerência e respeito com as coisas públicas.

São Lourenço News: Turismo. Metade do mês de julho. O setor está aquecido em São Lourenço?
Prefeito Zé Neto: Não só em julho. De maio para cá São Lourenço consolidou uma posição no turismo regional que há muitos anos não era alcançado. Não foi só a bilheteria recorde de 31 de dezembro de 2012 de 408 mil turistas do Parque das Águas. Isso é consequência de um método novo de ação no turismo que já dá resultado a olhos vistos. E este dinheiro que vem pelo turismo irradia na cidade emprego, obras, prédios, melhorias, subsídio para o trabalhador e vira imposto também. Isso sim faz a economia da cidade girar e não a prefeitura. É a sociedade civil, o povo que trabalha e produz. Nós apenas instalamos e monitoramos políticas públicas de qualidade. O turismo está muito promissor, agosto está muito cheio e fora do normal, lógico que para melhor. E isso vem de dois anos para cá. Setembro, outubro e até mesmo novembro que é um mês difícil apresenta projeção de movimento regular. 

São Lourenço News: O Centro de Múltiplos Eventos é uma saída para cidade? É uma saída real e imediata para o turismo?
Prefeito Zé Neto: Esse é o único compromisso que falta e que estamos trabalhando para cumprir. Nós estamos concluindo uma Estação de Tratamento de Esgoto que é um resgate ambiental gigantesco, saneamento básico na cidade inteira e tratamento do lixo. O SAAE que assumiu definitivamente a drenagem e está arrumando as três bacias de São Lourenço que são as da rua Santa Elói, da Escola Municipal Cida Costa e do Solar dos Lagos. Estamos fazendo. É um ponto de partida. A maior dificuldade que estamos tendo é captar esse recurso. A CODEMIG que lançou o Minas Centro, a EXPOMINAS e o centro de Caxambu pode ser uma saída. Nós estamos pleiteando junto à CODEMIG uma verba para a construção do nosso Centro no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra justamente no local onde colocamos aquela tenda de carnaval este ano que foi um piloto para essa idéia. Foi um ensaio para saber o tamanho que nós precisamos com blocos de banheiros. Foram feitas fotos e avaliações que tem nos ajudado muito a discutir com o governo do estado nossas reais necessidades. É uma verba que não tenho como captar aqui. A verba tem que vir do estado de Minas Gerais. Segunda-feira passada estive com o governador Antônio Anastasia  com o secretário de Governo Danilo de Castro, os deputados Rodrigo de Castro (federal) e Tiago Ulisses (estadual) com a argumentação plausível sobre o projeto. Ao sul da Fernão Dias somos referência em Educação e aconteceu neste governo. Saúde e Desenvolvimento Social está acontecendo neste governo. Nós precisamos ser referência do dinheiro, do capital. Temos vários bancos, factorings e muito movimento financeiro. E isso só existe isso porque somos a referência senão fecharíamos as portas. Isso tudo foi apresentado e traduzido em números ao governador que nos ajuda neste momento a trazer o governo do estado a ser um parceiro da cidade na construção do Centro de Múltiplos Eventos no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra.      

São Lourenço News: Com relação a Unidade de Pronto Atendimento, mas conhecida por UPA. É um sonho distante ou está perto de acontecer? 
Prefeito Zé Neto: Está perto de acontecer. As verbas para todos os equipamentos já estão alocadas. A verba para construção também. O que aconteceu é que a empresa que estava tocando a obra teve um problema operacional e em função disso parece-me que abriu mão de continuar. Mas só que existem prazos na licitação que devem ser cumpridos. Mas isso é um problema da empresa que respeitamos. Mas acredito que com a solução encontrada dentro de seis, mais tardar oito meses a UPA estará inaugurada. Os bens mais caros que são os equipamentos, o dinheiro já está em caixa eme São Lourenço. É importante dentro disso salientar os compromissos constitucionais do município. E quais são eles? Urgência, emergência e saúde básica. Nenhum outro serviço especializado  como Caps, serviço odontológico e Centro Viva Vida são exclusivos de São Lourenço. Isso atende toda a região. Todas as outras cidades que temos orgulho em atender também precisam dividir esses gastos com São Lourenço. Porque senão vai impedir a saúde de São Lourenço de crescer e o que nós temos feito passam por atitudes corajosas para não nos prejudicar em um futuro bem próximo. A emergência hoje terceirizada para o hospital e saúde básica são nossas funções constitucionais. A UPA quando entrar em operação mostrará que estávamos certo e irá recuperar a auto estima do são-lourenciano. Junto com a UPA virá o SAMU que nos dará uma estrutura regionalizada  sendo este último o maior consórcio do Brasil com 150 municípios. Trata-se uma rede de UPAs, ambulâncias e hospitais regionais integrados que nos permitirá viver no sul de Minas uma saúde de primeiro mundo sem ter que enviar pacientes para cidades fora da nossa região e estado. Nós temos que ter coragem de fazer isso, e temos coragem como ficou demonstrado, para atingir esse patamar de excelência que não chega da noite para o dia. Não podemos nos deixar influenciar por mazelas políticas que emite opinião sem conhecimento de causa. Se a população tiver alguma dúvida questione os órgãos de saúde, habilitados para responder qualquer pergunta.   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial