quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Juiz Corregedor do Presídio de São Lourenço fala sobre o princípio de rebelião

Dr. Fábio Garcia, Juiz Corregedor do Presídio de São Lourenço

Logo após a escolha do nome para receber a Medalha Desembargador Hélio Costa, o Juiz Diretor do Fórum de São Lourenço e Juiz Corregedor do Presídio Dr. Fábio Garcia Macedo Filho comentou o episódio acontecido na noite de ontem (04/09), quando houve um principio de rebelião naquele local.
Segundo o Juiz, ele recebeu um telefonema do diretor da unidade prisional no início da noite informando um tumulto no presídio por parte de alguns presos por conta de problemas na alimentação. No caso específico de ontem o problema teria sido uma verdura que não se sabe se estaria estragada: "Eu venho acompanhando isso algum tempo e os presos vem apresentando reclamações das mais diversas neste assunto. Ora problema no arroz, ora problema no feijão, ora problema na verdura. Sempre tem acontecido um problema", explicou o juiz.
Segundo o Dr. Fábio Garcia, providências tem sido tomadas neste sentido, inclusive acionando a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e órgãos ligados ao mesmo. O Dr. Fábio inclusive pede para que a SEDS fiscalize a empresa fornecedora da alimentação que é vencedora de um certame licitatório: "A empresa deve tomar cuidados maiores na manipulação e na preparação dos alimentos", afirma Dr. Fábio Garcia.
Dr. Fabio Garcia confirmou que partiu dele o pedido para que a Polícia Militar fosse acionada a fim de fazer um boletim de ocorrência a fim de resguardar os direitos de todos os envolvidos. Alguns presos ficaram lesionados e agentes da penitenciária também: A situação foi contida em que pese lesões nos envolvidos com encaminhamento ao hospital.
Uma outra providência foi tomada também. Algumas pessoas iniciaram o processo de tumulto. Segundo o juiz situações desta natureza podem levar a uma rebelião com graves consequências. Por isso foi pedida a transferência de três presos, o que deve acontecer nos próximos dias. O presídio de São Lourenço é tranquilo e não se permitirá em hipótese alguma que pessoas liderem movimentos em que podem machucar presos ou agentes penitenciários.
O Dr. Fábio Garcia afirma que essas transferências são normais ainda mais quando existe um excelente trabalho de ressocialização na unidade prisional de São Lourenço. Para os familiares dos presos, o juiz corregedor do presídio de São Lourenço deixou a mensagem de tranquilidade: "As famílias podem ficar tranquilas. O objetivo neste momento é apaziguar a situação e dar o atendimento necessário. Os agentes são sabedores disso e estão preparados para isso. Por conta de três se faz necessário a transferência para que não se estrague um trabalho de anos aqui em São Lourenço. Os familiares não podem ficar com esta tensão, esse medo por conta de seus parentes cumprindo pena no Presídio de São Lourenço", finalizou o juiz Fábio Garcia.   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial