domingo, 15 de setembro de 2013

Prefeitura: "Falta pouco para não termos mais ruas sem calçamento na cidade"

Rua Bartolomeu de Gusmão na Estação

Em um breve espaço de tempo, a cidade de São Lourenço não terá mais nenhuma rua sem calçamento. Desde 2009, a prefeitura já calçou mais de 50 ruas e cerca de 40 pequenos trechos que estavam sem calçamento há muitos anos. Agora, são poucas as que ainda têm o leito em terra pura. E os novos loteamentos só poderão ser aprovados pela prefeitura quando todas as ruas estiverem calçadas, com drenagem, e rede de água e esgoto.
 Moradores de alguns bairros sofreram, durante muito tempo, com ruas sem qualquer tipo de calçamento. Na seca, o problema era a poeira e, no período chuvoso, o barro. A maioria dessas ruas foi deixada sem calçar pelos loteadores. Outras por descuido e falta de planejamento da administração municipal. O certo é que os moradores, alguns que até chegaram a pagar, no passado, pela compra de materiais, eram prejudicados.
 O governo municipal, após fazer um levantamento criterioso, elaborou projetos e buscou recursos financeiros junto aos níveis superiores do poder, calçando, sem nenhum custo para os moradores, várias ruas inteiras e alguns trechos entre ruas calçadas.
 No momento, existem estudos e projetos para calçar as que ainda estão na pura terra e causando transtornos aos moradores e vizinhos. É o caso da rua Bartolomeu de Gusmão, no bairro da Estação. Lá, o maior problema é no período da seca, quando os moradores da rua e das ruas adjacentes sofrem com a poeira. Reuniões já foram realizadas com moradores e empreendedores do local, com vistas a uma parceria para a realização do calçamento, pois a prefeitura não tem os recursos necessários. Mas, a maior dificuldade é quanto à drenagem, visto à proximidade do Rio Verde e a localização em área inundável. Portanto, além de saídas para escoamento das águas das chuvas, que vêm das redondezas, terá, também, que ter outras para eventuais enchentes voltarem ao leito do rio. A própria rua, para não ter o calçamento danificado, teria que ter o nível de seu leito elevado, possivelmente com aterro. Portanto, qualquer trabalho somente será iniciado após acordo com os interessados, estabelecendo o que poderá ser feito e como cada um poderá contribuir.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial