quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Defesa Civil apresenta plano para entidades de São Lourenço

O prefeito Zé Neto, o coordenador de Defesa Civil Rogério Mello e diversos representantes de segmentos civis e militares

Ocorreu na noite de ontem na Escola Municipal Melo Viana a apresentação do plano de contingência do município de São Lourenço em caso de calamidade. O plano é exclusivamente voltado para o caso de inundações do rio Verde, o maior risco natural que expõe a cidade ao perigo.
O prefeito Zé Neto começou suas palavras explicando aos representantes de diversas instituições militares e civis como a prefeitura vai se portar em caso de algum problema. Ele ressaltou que ações preventivas foram registradas em seu governo como a construção dos muros de arrimos em locais de risco não se esquecendo da principal delas: A retirada da ilha do lulu, que ficava localizada na ponte da Estação à jusante, do lado direito e que tinha uma verdadeira floresta tropical que retardava o fluxo normal da água.
Em seguida, o coordenador da Defesa Civil Rogério Mello apresentou o plano de contingência para todos os presentes. O plano demonstra as providências que serão tomadas pela prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em caso de algum risco mais grave. O plano apresentado não contempla as funções da CEMIG que é de fundamental importância em caso de inundação. Existe alguma ação da CEMIG para não deixar sem energia o SAAE que tem sua água distribuída através de bombas ligadas à rede elétrica? Essa pergunta ficou no ar.
Outra situação não explicada e que não foi detalhada no plano de emergência é a separação do município em dois: O lado de cá e o lado de lá da ponte. Com uma cidade cortada em duas partes pela correnteza do rio Verde nos moldes da enchente de 2000, existe algum depósito no bairro Nossa Senhora de Lourdes para armazenamento de remédios como os de pressão e insulina para diabetes? Também não foi abordado o tema.
A apresentação do plano de contingência levou representantes de diversas entidades e comandantes do TG 04-024, Polícia Militar e Bombeiros na Escola Melo Viana. Que no final contou com o apelo do coordenador de Defesa Civil para que os secretários municipais deixem seus telefones ligados em caso de algum problema que seja necessário acionar o plano de contingência do município de São Lourenço.
O plano de contingência apresentado necessita ainda de atualização dos telefones das pessoas-chave para a pronta resposta à população.   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial