segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Comenda da Liberdade e Cidadania 2013 é entregue

Solenidade foi neste domingo tendo Ritápolis como município anfitrião

Autoridades na hora da execução do Hino Nacional Brasileiro em São João Del Rei

São João Del Rei – Foi entregue neste domingo (10/11), a Medalha da Liberdade e Cidadania. Da cidade de São Lourenço foram agraciados o Subcomandante do 57º BPM, Major Paulo Márcio, o Desembargador de Justiça Jair Varão, o Prefeito Zé Neto e o jornalista do Blog São Lourenço News, Jodil Duarte.
A Comenda da Liberdade e Cidadania é uma iniciativa dos municípios de Ritápolis, Tiradentes e São João Del Rei. O Chanceler da medalha é o Diretor Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Eugênio Ferraz. Este ano, quem presidiu a solenidade foi o Comandante Geral da PMMG, Coronel PM Marcio Sant'Ana.
Todos os anos essa medalha é entregue a cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que contribuíram com o desenvolvimento socioeconômico, turístico e cultural da região, de Minas Gerais – principalmente na região do Rio das Mortes – e do país. “A principal função da Comenda, além de condecorar aqueles que se destacaram no cenário nacional, é de despertar nos cidadãos, principalmente nos jovens, o sentimento de nacionalidade”, explicou o chanceler da iniciativa, Eugênio Ferraz.
Através do orador oficial da homenagem em 2013, o juiz da 2ª Vara de Justiça de São João Del Rey, Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade,  foi possível captar uma nova mensagem da importância de Tiradentes com fatos de notável saber histórico e cultural não muito presente e às vezes omissa, que narra a importância de Tiradentes de maneira profunda. Uma verdadeira aula de resgate cívico foi ministrada pelo Juiz Auro Andrade durante seu discurso na Fazenda do Pombal, local de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
O Conselho da Medalha é responsável pela escolha das personalidades que serão agraciadas. Compõe o Conselho: o Chanceler da Medalha, Eugênio Ferraz; o Vice-Chanceler da Medalha, Wainer de Carvalho Ávila; o Secretário da Medalha, Francisco José dos Santos Braga, o Vice-Secretário da Medalha, Auro Aparecido Maia de Andrade; o Prefeito de Ritápolis, o Prefeito de São João del Rei; o Prefeito de Tiradentes e os três Presidentes das Câmaras Municipais.
Depois do agraciamento dos homenageados neste ano, houve uma quebra de protocolo por parte do Deputado Estadual Wagner Montes (PSD-RJ) que entregou a mais alta homenagem da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro: Por sua indicação e por determinação do presidente da ALERJ, o deputado Estadual Wagner Montes, entregou ao Diretor Geral da Imprensa Oficial e Chanceler da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e da Comenda Liberdade e Cidadania, Eugênio Ferraz, a Medalha Tiradentes. Desenhada às pressas para a comemoração do bicentenário da morte de Tiradentes, em 1992, a medalha que leva o nome do Alferes é a mais importante comenda do Estado do Rio de Janeiro. Criada por meio da Resolução 359, de 1989, a medalha possui o mesmo nome do prédio que abriga o parlamento fluminense e que foi construído no local da antiga Cadeia Velha, onde Tiradentes aguardou a leitura de sua sentença. Segundo o Regimento Interno, cada um dos 70 deputados tem o direito de conceder duas medalhas por ano. Apesar da escolha do homenageado ser subjetiva, há uma regra bastante rígida entre os deputados. Cada um é responsável pela personalidade que vai homenagear, por isso é preciso ter bastante critério na hora da escolha. Existem deputados estaduais que preferem conceder esta honraria post mortem, dada a responsabilidade de quem carrega tão importante medalha.
Veja as fotos:

 Desembargador Jair Varão, Prefeito Zé Neto, Primeira Dama D. Cristiane e o Desembargador Doorgal Andrada

 Coronel Luiz Rogério, Tenente Coronel Valério e o Comandante Geral da PMMG, Coronel Marcio Sant'Ana

 Major Paulo Márcio, prefeito Zé Neto, Comandante Geral da PMMG, Coronel Marcio Sant'Ana, Eugênio Ferraz e Tenente Coronel Valério

 Dobradinha de ouro da PM/5: Capitão Warley e Tenente Coronel Alberto Luiz

Comandante Geral da PMMG, Coronel Marcio Sant'Ana e o Desembargador Jair Varão após a condecoração

 Tenente Coronel Alberto Luiz e o juiz Auro Aparecido Maia de Andrade

 Coronel Luiz Rogério com o Chanceler da Medalha Eugênio Ferraz


Major Paulo Marcio, Major Jean Jacques, Major Luiz Reis e Major Valmir Fagundes após receberem as medalhas

 Prefeito Zé Neto e o juiz Auro Aparecido Maia de Andrade após a entrega da comenda

Momento histórico da Medalha da Liberdade e Cidadania: Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro Wagner Montes entrega ao Diretor Geral da Imprensa Oficial - MG, Eugênio Ferraz a Medalha Tiradentes, a mais importante Medalha do Estado do Rio de Janeiro ladeado pelo comandante geral da PMMG, Cel PM Marcio Sant'Ana


Eugênio Ferraz com o respectivo diploma da medalha Tiradentes entre o Deputado Estadual Wagner Montes e o Comandante Geral da PMMG Marcio Sant'Ana

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial