quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Faculdade São Lourenço confirma que ainda não tem posição sobre manifestação dos alunos

Diretora informa que vai repassar o problema para a mantenedora da faculdade

Alunos da faculdade São Lourenço ontem à noite

A manifestação ocorrida ontem no corredor de entrada da Faculdade São Lourenço ainda não surtiu o efeito esperado pelos acadêmicos. Esta foi a impressão passada durante a entrevista da diretora da instituição Maria Aparecida Pinto. A entrevista foi acompanhada e gravada pelo advogado, professor e coordenador do curso de direito Diogo Bacha e Silva.
A diretora Maria Aparecida informou que a reclamação dos alunos sobre a formatura e colação de grau "casada" não procede: "Não desta forma. O ato de colação de grau oficial é de responsabilidade da faculdade São Lourenço. Sendo a faculdade responsável por isso estamos zelando por tudo. Até então, nos anos anteriores havia uma comissão de formatura de alunos, chamada comissão de festa, que cuidava de tudo. Nós tivemos problemas com isso, mas não aqui na faculdade São Lourenço. E pensando na situação dos alunos e para resguardar o direito deles que a mantenedora da faculdade resolveu que iria assumir daqui para frente o ato de colação de grau. A mantenedora oferecerá a colação de grau simples e festiva", disse a diretora.
Porém, a diretora confirma que tal diretriz não está no contrato assinado pelos alunos dos cursos com a faculdade São Lourenço. A faculdade nega que haja venda "casada": "Lá fora eles fazem a colação de grau festiva com quem eles quiserem. Mas a colação de grau, vamos dizer assim, festiva é que será dentro da faculdade. Tem um custo para o aluno a colação de grau festiva. Já a colação de grau simples não proporciona custo para o aluno. É uma opção que o aluno faz. A parte festiva tem um custo. A empresa cobra esta parte pois envolve a beca, placas de homenagem, ornamentação de salão entre outras coisas. Isso é repassado para o aluno sim", afirmou a diretora Maria Aparecida.
Sobre a empresa que fará a colação de grau festiva da faculdade, os alunos reclamam sobre as proibições de fotos e que a colação de grau não será no interior da faculdade. Foi confirmado pela diretora que existe um contrato com uma empresa denominada Kiko, sem maiores detalhes, mas que deve ser especialista no assunto dada a preferência da faculdade. No contrato entre a mantenedora da faculdade São Lourenço e a empresa que detém os direitos para fazer a formatura existe uma cláusula de exclusividade proibindo outra empresa de participar da festa. O contrato expira no final deste ano.
Desde 2011 o contrato está em vigor e a faculdade vem trabalhando desta forma. Questionada sobre o contrato ter sido assinado depois dos formandos terem ingressado na faculdade  e se isso consta no contrato assinado entre o aluno e a faculdade, a diretora informa que isso não é especificado.
A coação informada pelo acadêmico Gilson Gomes é respeitada pela diretora Maria Aparecida Pinto: "Acredito que ele fala de coação sobre o fato de não entrar outra empresa para fazer as fotos da formatura. No caso eles tem outra empresa contratada por fora. Mas nós estamos apenas cumprindo uma cláusula do contrato", garantiu.
Ao finalizar, a diretora Maria Aparecida disse que a situação será repassada para a mantenedora da faculdade para uma posterior decisão. 

1 Comentários:

Às 26 de novembro de 2013 às 11:35 , Blogger Unknown disse...

Nós funcionarios academicos/administrativos fomos ameaçados que se fossemos a alguma colação fora da instituição receberíamos graves consequências. Isso para bom entendedor basta. Como trabalhador dessa instituição não somos reconhecidos, mas quando alguém de fora nos reconhece não podemos participar.
A faculdade só tá afundando, tem uma péssima direção. Lamentável para quem viu essa faculdade na época da Santa Marta sabe o quanto a qualidade decaiu. A unica forma dos alunos serem ouvidos é no Enade, ta ai a turma de Direito, viviam reclamando de livros deu no que deu, a faculdade empresta livros de outras faculdades do grupo para mostrar pro MEC quando tem visita deles.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial