quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Secretário de Estado de Saúde visita São Lourenço

Antônio Jorge garante repasse antecipado para o hospital agora em dezembro

O presidente do COSEMS - MG Mauro da Saúde, o provedor Gabriel Dias, a diretora financeira Heloísa Azzalini, prefeito Zé Neto e o secretário de estado de saúde Antônio Jorge hoje de manhã antes do encontro Mães de Minas

O Secretário de Estado de saúde Antônio Jorge esteve em São Lourenço na manhã de hoje participando do programa "Mães de Minas" que visa diminuir a mortalidade infantil no estado de Minas Gerais. O secretário fez elogio ao programa que é o maior do gênero no Brasil e disse estar satisfeito com os resultados obtidos.
Durante o café da manhã, o secretário de estado Antônio Jorge reuniu-se com membros da diretoria do do Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço. Dra. Heloísa, diretora financeira e o provedor Dr. Gabriel reuniram-se com o secretário estadual de saúde por quase 40 minutos. Apesar do assunto não ter sido divulgado, os dois representantes do hospital saíram satisfeitos da reunião. 
Antônio Jorge, durante a entrevista ao Blog São Lourenço News, não perdeu a oportunidade de espetar o governo federal quando o assunto é o repasse do governo federal para os municípios. Ao ser questionado sobre  a crise do hospital de São Lourenço o secretário mostrou-se bem informado sobre o assunto: "O hospital de São Lourenço não passa por crise. Na realidade existe um notório sub-financiamento do componente hospitalar porque o governo federal não reajusta a tabela do SUS há mais de 10 anos. Hoje o ente estadual e os entes municipais trabalham no limite da possibilidade financeira. O governo federal não aplica nem 5% de sua receita na saúde enquanto os municípios extrapolam os 15% de responsabilidade contitucional deles. O hospital de São Lourenço é muito importante para a rede estadual. É um hospital que tem assumido nos últimos anos desafios constantes e aumentado seu nível de complexidade, aporte tecnológico sendo que muito em breve estaremos trazendo tratamento oncológico e cirurgias de alta complexidade para cá. O hospital de São Lourenço está dando uma resposta para cidade e região por isso este carinho e ajuda para que se torne cada vez melhor", explicou o secretário Antônio Jorge.
Segundo ainda o que disse o secretário, essa palavra crise não é decorrente de má gestão. O Secretário de Estado de Saúde afirma que os problemas são de fluxo de caixa: "Constantemente temos feito repasses para o Hospital de São Lourenço. Estamos estudando agora para o mês de dezembro, que é mais crítico por causa dos salários e 13º dos funcionários, um repasse. Posso dizer e garantir que vamos fazer mais um repasse agora em dezembro para garantir que o hospital cumpra seus compromissos", assegurou o secretário.
"Não tenho dúvida que tudo isso é transitório e passageiro. O hospital está em franco crescimento assim como o sistema de saúde. O governador Antônio Anastasia gosta muito de usar uma expressão que é o paradoxo de excelência. A saúde tem uma demanda infinita e quanto mais investimos mais se necessita de recursos. Muita coisa aqui em São Lourenço melhorou. É inacreditável o que se fez na cidade. Farmácias, o laboratório, o consórcio, o próprio hospital que expandiu, o PSF, porém quanto mais se faz, mais se aumenta a demanda local e regional. Posso garantir a vocês que o prefeito Zé Neto tem conversado muito comigo nas últimas semanas e por causa deste contato direto do prefeito comigo, vamos ajudar o hospital a sair deste problema, ainda no mês de dezembro", finalizou Antônio Jorge.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial