sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

17ª RPM inaugura curso de Operações de Controle de Distúrbio

Policiais Militares da região recebem instruções sobre o controle de distúrbio civil

Pouso Alegre - Na última segunda-feira segunda-feira, 20 de janeiro, a 17ª Região de Polícia Militar deu início ao Curso de Operações de Controle de Distúrbios-Módulo Copa.  O treinamento tem por objetivo habilitar e capacitar militares para as missões específicas de unidade de choque, como controle de distúrbios e policiamento em eventos.
 Participam das aulas 40 policiais militares voluntários. Os alunos pertencem às 17ª e 18ª Regiões de Polícia Militar e irão passar uma semana por um treinamento intensivo , com professores policiais do Batalhão de Polícia de Eventos de Belo Horizonte. 
17ª Cia de Missões Especiais - A motivação principal para a vinda do curso foi a criação da 17ª Cia de Missões Especiais, na  17ª Região de Polícia Militar, como explica o Comandante da 17ª RPM, Cel Wagner Mutti Tavares. “Uma Cia de Missões especiais prevê dentro de sua estrutura, um pelotão de choque, que atua diretamente no controle de distúrbios em eventos especiais, então queremos capacitar nossa tropa para fazer frente a eventos em que haja essa necessidade.”, comentou.
A realização da Copa do Mundo no Brasil este ano também é motivo de atenção da Polícia Militar em todas as regiões do estado.  O Comandante da 18ª RPM, Cel  Edilson Ivair Costa, destacou a importância das equipes policiais estarem preparadas para lidar com multidões. “Em face dos movimentos coletivos ocorridos no ano passado, percebemos que precisávamos dar uma capacitação específica para esses militares”.
O curso - Com duração de 66 horas, o curso passará através de teoria e prática, noções históricas de Operações de Choque, Técnica, Tática e Legislação Aplicadas às Operações de Controle de Distúrbios, Defesa Pessoal, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Treinamento Físico de Choque e Policiamento de Eventos.
O Comandante do Batalhão de Policiamento de Eventos em Mina Gerais, Ten Cel Robson José de Queiroz, apontou as características que os alunos vão adquirir depois de formados. “Queremos garantir o desenvolvimento das competências técnicas para o policial ser um operador de choque, vamos treiná-los também para ter resistência a fadiga emocional e incentivar o uso da inteligência, já que a atuação de uma tropa de choque não é simplesmente o uso de força. O papel de um operador de choque é garantir que as pessoas que vão se manifestar o façam dentro dos limites que a própria constituição impõe e que a manifestação seja feita de maneira pacífica.”, explicou.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial