terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SAMU deve ficar para o mês de março

SAMU deve chegar em março a São Lourenço, mas dúvidas já aparecem

O início das atividades do SAMU, considerado o maior serviço desta natureza no Brasil, terá um atraso de dois meses e o que estava previsto para começar em janeiro ficou para março.
Esta é a informação que chega. O concurso já foi realizado e a lista de aprovados no processo seletivo também foi divulgada. Porém ainda não se sabe quando começa a chamada dos mesmos para o treinamento de urgência e emergência a que devem ser submetidos.
O atraso no início do serviço se deu por conta na falta de repasse de verbas do governo federal para conclusão das obras do prédio em Varginha, que será o ponto base de todo o atendimento no sul de Minas.
Pelo menos já existe a organização da Rede de Urgência e Emergência da Região Macro Sul do Estado de Minas Gerais e como serão distribuídas as ambulâncias no sul de Minas:
1. SAMU REGIONAL
1.1 Quantidade de Ambulância Unidade de Suporte Avançado: 9
Bases: Alfenas, Itajubá, Lavras, Passos, Piumhi, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço e Varginha.
1.2 Quantidade de Ambulâncias de Suporte Básico: 34
Bases: Aiuruoca, Alfenas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
Dentro desta distribuição fica uma dúvida: Como fica a situação do Hospital de Caxambu agora que fechou? Como uma cidade com um número de habitantes maior que a cidade de Baependi será atendida? Quem dará o suporte naquela cidade? São Lourenço ou Baependi? São dúvidas que ficam, pois o Hospital de São Lourenço vem roendo o osso e o filé ficando no Hospital de Baependi. É uma situação complicada e que precisa ser analisada pela Secretaria de Estado de Saúde. Por questão de distância, pois trata-se vida humana, Baependi, deve atender Caxambu. Mas com o número menor de leitos SUS, Baependi não dará vazão ao atendimento de Caxambu. E aí? Manda para São Lourenço.
Outra questão para São Lourenço é a situação dos ortopedistas. Recentemente foi divulgado que a cidade referência em ortopedia é Itamonte que nem consta no organograma do CISSUL (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas). A cidade de São Lourenço registra pelo menos um acidente de moto por dia. Um hospital que busca ser de alta complexidade e que deixa fechar um serviço básico de grande utilidade, como será suporte para acidentes não só de motos como outro qualquer que envolva fratura e necessidade de cirurgia.
Voltamos aos anos 80 quando tínhamos uma referência em ortopedia para toda a região. A cidade até bem pouco tempo fazia qualquer tipo de cirurgia na especialidade exceto coluna e câncer nos ossos.
O SAMU é um excelente serviço, mas e o suporte? Como vai ficar? O que diferencia o SAMU dos Bombeiros é o médico presente na ambulância. Na nossa microrregião (Circuito das Águas) Airuoca e Caxambu serão bases e São Lourenço, isso mesmo o Hospital de São Lourenço, será a referência no suporte avançado para a microrregião. Sem aporte financeiro do estado e da união? Sem reajuste na tabela do SUS? Se do jeito que está a situação é de penúria o que dirá quando começar efetivamente o serviço de atendimento e toda  região cair aqui. Esperar prá ver.  

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial