quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SECTUR apresenta balanço de 2013

Wal Tibúrcio, secretária municipal de Esporte, Cultura e Turismo 

Wal Tibúrcio, assumiu a SECTUR em abril de 2013 vindo de um histórico a frente de associações empresariais, como Presidente do CDL (Câmara de Dirigentes e Logistas) e Presidente do SL.C&VB (São Lourenço Convention & Visitors Bureau). Ela ocupa cadeira no Grupo de interlocução “Amigos do Parque” e participou de grandes feitos neste ano a frente da secretaria como a audaciosa e bem sucedida transferência do Carnaval para o Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, a composição do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e a realização da primeira Conferência Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. Ela apresentou resultados positivos promoveu ações de fim-de-ano como a Parada Natalina, o Auto de Natal com Harpa, a sonorização central e a decoração luminosa, com orçamento apertadíssimo.
O SECTUR aglutina três pastas: Turismo, Cultura e Esporte. E desde que assumiu, houve significativa mudança com bons resultados.
NO ESPORTE: Destaca-se além dos números crescentes de atendimento que chegaram a 2700, quando até 2009 eram apenas 470, as conquistas do Handebol, tendo inclusive uma atleta convocada à seleção mineira, revelações no voleibol e nas artes marciais, bem como medalhas internacionais no Jiu-Jitsu. Vale ressaltar a permanente postura de manutenção e composição de estruturas, quadras, campos, vestiários em aportes profissionais, sem contar com os atendimentos especiais aos munícipes.
NA CULTURA: Destaca-se os números do ICMS cultural que sempre ultrapassaram 15 pontos em 2013 e possibilitou ações como as de preservação do patrimônio material, as composições de inventariação e os investimentos patrimoniais em restaurações e tombamentos, bem como em valorização das manifestações locais em apresentações internas e externas, definidas pelo conselho cultural. Muitas destas atividades envolveram artisticamente os talentos locais, como nas aulas de dança que cresceram vertiginosamente de 12 para 420 alunos, na valorização em apoio e reconhecimento da Associação Musical Antônio de Lorenzo, tanto como aos grupos que compõem as Cias.Folia de Reis da cidade.
NO TURISMO: Os números relacionados ao fluxo e frequência de visitantes se mantiveram crescentes apesar da escassez de feriados prolongados e de uma denominada “crise mundial” que reduziu consumo e viagens em todo país. São Lourenço ultrapassou a marca de 500.000 turistas este ano e manteve-se a característica de promover eventos complementando a atratividade natural da cidade. As parcerias com a iniciativa privada foram de fundamental importância para que o turismo continue sendo a principal vocação da cidade. Wal Tibúrcio destaca, além do carnaval como principio, os encontros de carros clássicos e motociclísticos, as feiras de artesanatos, os Festivais de Inverno e de corais, o Arraiá das Entidades, as copas, torneios, jogos e competições bem como a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e a Festa do Padroeiro como megaeventos consolidados.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial