quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Exercício simulado de combate à incêndio na Ilha Antônio Dutra

"Vítimas" já imobilizadas e estabilizadas aguardam a remoção das Unidades de Resgate 

Toda preocupação é pouca. O Parque Municipal Ilha Antônio Dutra foi palco no início da noite de hoje (06/02) de um exercício simulado de incêndio com vítimas, executado pelos brigadistas de primeiros socorros sob supervisão direta do Corpo de Bombeiros.
Foram 16 horas/aula para que os brigadistas chegassem a este momento de simulação. Labaredas altas, fumaça preta, explosões em meio ao salvalmento, tudo para dar a sensação exata do que é um exercício como este.
É a primeira vez que tal fato acontece em São Lourenço. Tudo isso visando dar a maior proteção possível ao folião. Depois de eventos como os ocorridos em Bandeira do Sul (MG) e na Boate Kiss em Santa Maria (RS), não basta só a prevenção. Os profissionais de segurança que atuam no carnaval assim como os próprios bombeiros do 3º Pelotão, com sede em São Lourenço, também devem ter um plano de emergência e evacuação das pessoas em caso de algum sinistro no carnaval de São Lourenço.
O presidente do Bloco do Pijama afirma que este é um legado deixado pela sua entidade. A veracidade com que foi tratado o treinamento mostrou que os profissionais envolvidos estão preparados para quaisquer incidentes desta natureza durante os bailes de carnaval.
O prefeito Zé Neto e a Secretária de Esporte, Cultura e Turismo Wal Tibúrcio acompanharam os exercícios. Segundo o Tenente Augusto, do Corpo de Bombeiros o tempo de atendimento desde o início do sinistro, atendimento das vítimas e chegada no Hospital de São Lourenço não ultrapassou 25 minutos, que foi considerado excelente. Um detalhe chamou atenção no atendimento aos feridos: Todos eram marcados com as cores do protocolo de Manchester, a fim de priorizar ainda no cenário de desastre quais pacientes merecem atendimento mais rápido.
O prefeito Zé Neto parabenizou todos os envolvidos na simulação: "Isso é muito importante e mostra o nosso grau de preocupação em um grande aglomerado de pessoas como recebe a Ilha Antônio Dutra no carnaval. Mas temos certeza que nada acontecerá", disse o prefeito Zé Neto.
Veja mais fotos:

 A Secretária Municipal de Turismo Wal Tibúrcio, o presidente do Bloco do Pijama Lucélio Paulista, Tenente Augusto comandante do 3º Pel BM e Edmilson Faria, vice presidente do Bloco

 Prefeito Zé Neto fala aos que participaram da simulação da importância do evento 

 Atentos, os brigadistas acompanham as palavras do prefeito Zé Neto

 A foto oficial antes do exercício

 Começa a simulação com muito fogo e fumaça

 Vítimas já estabilizadas começam a ser transportadas

 Outras vítimas já atendidas aguardam a remoção obedecendo o protocolo de Manchester

Ao final do exercício todos comemoram o excelente resultado

Veja o vídeo da simulação na Ilha Antônio Dutra:





1 Comentários:

Às 7 de fevereiro de 2014 às 08:45 , Blogger Unknown disse...

Isso aí!! Estão de parabéns!!
Só espero que tomem cuidado com o trio elétrico.
Pela primeira vez depois de um bom tempo o trio irá mudar o circuito e passar por uma rota diferente. É nessas horas que acidentes acontecem.
Lembrem-se de que esse ano já tivemos acidente fatal com um trio no nordeste e alguns anos atrás tivemos aquela tragédia próximo de Poços que vários morreram porque o caminhão encostou na rede elétrica, foram mais de 10 mortes nesse acidente em Minas!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial