segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cemig promove eficiência energética no Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço

Equipamentos de esterilização irão proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes e médicos
Vereadores Choppinho, Nei da Saúde e Evaldo Ambrósio tiveram ação destacada

O então presidente da Câmara, vereador Nei da Saúde e o vereador Choppinho entregam os documentos ao vice-presidente da CEMIG Arlindo Porto

O Programa Energia Inteligente, por meio do Projeto Autoclaves, realiza terça-feira (29/04) uma ação de eficiência energética no Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço. O projeto vai beneficiar milhares de pessoas atendidas pela instituição de saúde com a substituição de duas autoclaves, equipamento de esterilização hospitalar, por outras mais eficientes e modernas. O investimento total do Projeto Autoclaves será de R$ 260 mil.
Segundo a Cemig, médicos, funcionários e pacientes sairão ganhando, pois o tempo de internação e os demais procedimentos cirúrgicos serão reduzidos, pois com a instalação das autoclaves eficientes, o Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço irá economizar na sua conta de energia elétrica e os recursos poderão ser investidos em melhorias. Além disso, os novos equipamentos são mais adequados para o ambiente hospitalar, pois os processos de esterilização são mais seguros, proporcionando melhor qualidade no trabalho dos médicos e, para os pacientes, conforto e segurança. 
Com as novas autoclaves, haverá uma redução anual de R$ 56 mil nos custos de energia da Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço. Isso será possível devido à potência dos equipamentos, que esterilizam em menor tempo e com maior eficácia.
Além da redução nos custos da instituição, o Programa Energia Inteligente tem o objetivo de disseminar a cultura do consumo consciente na instituição. Espera-se que a substituição das autoclaves seja apenas o ponto de partida para uma mudança muito maior, que tem como finalidade o não desperdício de energia elétrica e a preservação do planeta.
Autoclaves - A autoclave é um aparelho dotado de recipiente hermeticamente fechado, no qual se aquece o líquido obtendo altas temperaturas. É utilizado para esterilizar artigos por meio de calor úmido sob pressão. Para receberem os equipamentos, as instituições interessadas devem estar situadas em municípios da área de concessão da Cemig. 
No total, o Projeto Autoclaves já substituiu mais de 100 equipamentos em todo o Estado. É a Cemig contribuindo com a saúde dos mineiros.
Aneel - Conforme legislação vigente as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica estão obrigadas aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE, que na Cemig chama-se Programa Energia Inteligente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a que regulamenta a aplicação desses recursos.
Vereadores atuaram no caso - Tais ações que irão culminar com a chegada dos novos equipamentos para o Hospital tornou-se possível pelo vereador Paulo Gilson Choppinho de Castro Ribeiro. O vereador Choppinho durante a crise que o hospital enfrentou ano passado abriu um canal de negociação da dívida do hospital com a CEMIG indo conversar diretamente com o vice-presidente Arlindo Porto. Abriu-se uma linha de pagamento para o hospital mais em conta graças a intervenção do vereador Choppinho. O Hospital conseguiu honrar o pagamento das primeiras parcelas. A Câmara Municipal através de seu presidente  na época, vereador Nei da Saúde destinou verba específica para que a Prefeitura fizesse o repasse para o Hospital. E segundo o vereador Choppinho, a prefeitura fez a parte dela também repassando verba para que o Hospital de São Lourenço conseguisse honrar o compromisso com a CEMIG.
Segundo o vereador Choppinho, os vereadores Evaldo Ambrósio e Nei da Saúde estiveram acompanhando o caso o tempo todo e inclusive estiveram com ele no gabinete do vice-presidente da CEMIG, Arlindo Porto.
Os equipamentos chegam nesta terça-feira (29/04) a São Lourenço.  

Projeto Autoclaves – São Lourenço
Data: 29/04/2014 - terça-feira
Horário: 14 horas
Local: Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço
Endereço: Rua Ida Marcarenhas Lage, nº 310 - Federal – São Lourenço/MG

Os vereadores Evaldo Ambrósio e Choppinho
   




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial