sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sinal dos tempos: Soledade vai ter TV digital antes de cidades maiores na região

Resumindo seria isso: A esquerda o sinal analógico como é hoje e à direita o sinal digital

Na década de 80, São Lourenço e Caxambu se vangloriavam de ter o DDD (Discagem Direta à Distância) da então Telemig, responsável pela telefonia fixa. Os telefones valiam uma nota e havia uma verdadeira central para venda de números de telefones fixos, um luxo na época.
Enquanto São Lourenço e Caxambu discavam sem o auxílio da telefonista para qualquer cidade dentro ou fora do estado de Minas Gerais, com DDD, quando você ligava para Soledade de Minas precisava do auxílio da telefonista.
Me lembro como se fosse hoje quando o DDD chegou a Soledade de Minas. Houve festa e colocação de faixas no prédio da Telemig que ficava depois da ponte daquela hospitaleira cidade.
Foi anunciado dias atrás que a Câmara Municipal de Soledade de Minas definiu que haverá um repasse para a prefeitura com o objetivo de comprar um transmissor digital e instalá-lo para que os soledadenses assistam a Copa do Mundo 2014 com o que existe de melhor oferecido pela TV Digital, graças às suas economias. Isso mesmo: Soledade dá um passo à frente e coloca o sinal digital dando um baile em todas as cidades da região do Circuito das Águas e Terras Altas da mantiqueira.
Os benefícios da TV digital são inúmeros: O sinal digital possui várias vantagens sobre o sinal analógico. A principal está relacionada a interferências. Enquanto o sinal analógico se modifica por causa dos “ruídos” externos (ondas de rádio, TV, eletromagnéticas, eco de sinal, etc), o sinal digital chega ao receptor com a mesma qualidade dos dados que saiu da fonte emissora, o que é facilmente percebido numa TV. Enquanto a imagem do sinal analógico apresenta chuviscos, fantasmas e interferências de outros canais, a imagem digital é nítida e clara.
Grosseiramente falando, seria como comparar duas pessoas em um bar cheio de gente. Os ruídos externos podem atrapalhar o entendimento da conversa, enquanto que numa troca de bilhetes as informações são trocadas sem interferências exteriores.
Outra vantagem do sinal digital é a gravação. Enquanto os dados gravados analogicamente acabam perdendo qualidade com o tempo, os dados gravados digitalmente sempre manterão a qualidade original. Para perceber isso, basta tentar assistir uma fita VHS. Quanto mais tempo passa, pior a qualidade da imagem. Isso não acontece em um DVD.
A melhor vantagem do sinal digital seja, provavelmente,  a possibilidade de compactação de dados. Através de algoritmos complexos, eles podem ser armazenados ou enviados com um tamanho inferior ao arquivo original. Isso possibilita principalmente o envio de mais dados (filmes com qualidade melhor, por exemplo) onde normalmente não seria possível. E o interesse aqui é a Copa do Mundo, motivo mais que justo para que São Lourenço também entrasse nesta fase digital.
Por associarem o sinal da TV digital a imagem de modernidade, muita gente pensa que para aproveitar as maravilhas da TV digital precisamos ter as TVs mais modernas do mercado. Muito pelo contrário. Qualquer TV, por mais antiga que seja, pode utilizar o sinal digital das emissoras para assistir sua programação favorita com a melhor qualidade de imagem e de áudio.
No Brasil, os aparelhos que funcionam como receptores de sinal digital são chamados de Setup Box. Eles pegam o sinal da TV Digital e podem transmitir digitalmente  via cabo HDMI para as TVs que possuem essa entrada (como o modelo DC2008H da Semp Toshiba), ou decodificá-las para analógico e passá-las via cabo RCA para qualquer TV que tenha entrada de áudio e vídeo.
Mesmo se você não tem uma TV HD ou Full HD, muitas vezes vale a pena optar pelo sinal digital. Conforme dito acima, a principal diferença é a qualidade da imagem. Se a imagem da sua TV chega com muito chiado ou chuvisco, pode ser que o sinal digital mude completamente a qualidade do áudio e do vídeo. 
Tomara que a Câmara Municipal de São Lourenço também tenha esta iniciativa. Iria colocar a cidade na era da TV digital. E movimentar o comércio especializado da cidade pela aquisição de aparelhos para se adequarem ao novo sinal.




      

9 Comentários:

Às 25 de abril de 2014 às 19:40 , Blogger Flávio Fraga disse...

Sinceramente Jodil. Fará nenhuma diferença, pois Soledade está muito perto de São Lourenço. Se tiver sinal lá de TV digital, boa parte de São Lourenço terá também. Vc sabe onde será instalado esse transmissor? Será talvez na montanha sagrada?

 
Às 25 de abril de 2014 às 19:44 , Blogger Blog do Jodil Duarte disse...

Dr. Flavio eu fiquei encantado com a notícia não vou mentir ao senhor... E o senhor tem razão... Talvez o Ramon e parte do bairro carioca vão receber o sinal sim... Mas o aparelho ficará em Soledade onde estão instalados seus transmissores...

 
Às 25 de abril de 2014 às 19:44 , Blogger PAPO RETO disse...

Vou me mudar pra Soledade Jodil!!!! Lá tem a melhor PM, tem a mulheres mais bonitas e agora TV Digital.... to indo pra lá.... fui!!!!

 
Às 25 de abril de 2014 às 19:48 , Blogger Blog do Jodil Duarte disse...

Papo Reto, tô rindo sem parar aqui... Excelente colocação! kkkkkkkkkkkkkkkk!

 
Às 26 de abril de 2014 às 00:14 , Blogger Infermero disse...

Pô, logo agora que mudei de lá para vir pra cá...... hahahahaha....

 
Às 26 de abril de 2014 às 20:31 , Blogger PAPO RETO disse...

Obrigado Jodil!! kkkk

 
Às 27 de abril de 2014 às 17:13 , Blogger Winícius disse...

Ei Jodil. Um ótimo exemplo para nossos vereadores. Já falou com algum deles?

 
Às 28 de abril de 2014 às 19:19 , Blogger Flávio Fraga disse...

Então não será na montanha sagrada, será na montanha entre Soledade e Conceição do Rio Verde?

 
Às 28 de abril de 2014 às 19:24 , Blogger Blog do Jodil Duarte disse...

Doutor parece que que vai ser instalado em um local que eles tem na própria cidade de Soledade. O equipamento a ser instalado é o mais moderno em sua categoria, um transmissor híbrido com capacidade de transmitir sinal Digital ou Analógico de fabricaçao da Teletronix de Santa Rita do Sapucai , com potência de 10 W DIGITAL e 75 analógico .O equipamento que esta em uso é da década de 80 e esta muito defasado. Cabe lembrar que este equipamento será somente para o canal 9 Rede Globo. E se instalar em Soledade, na cidade, não pegará nada em São Lourenço nos bairros que mencionei na primeira mensagem...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial