quinta-feira, 24 de abril de 2014

Sentimento de Liberdade marca a entrega da Medalha da Inconfidência

Palanque das autoridades em Ouro Preto durante a Medalha da Inconfidência

Ouro Preto - A Praça Tiradentes, em Ouro Preto, viveu um clima de civismo e liberdade na noite de segunda-feira (21), durante a entrega da Medalha  da  Inconfidência,  comenda que homenageia o mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A cerimônia da 63ª edição da Medalha foi marcada também pelas comemorações dos 30 anos do movimento Diretas Já. 
A  Medalha  da  Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador  Juscelino  Kubitsheck,  como 
homenagem a pessoas que prestaram relevantes serviços para a promoção de Minas e do Brasil. É a maior comenda concedida pelo Estado  de  Minas  Gerais  e  entregue anualmente, com quatro designações: Grande  Colar,  Grande Medalha,  Medalha  de  Honra  e Medalha da Inconfidência.
Ao chegar à Praça Tiradentes, o  governador  Alberto  Pinto  Coelho  recebeu  as  honras  militares da Guarda de Honra da Polícia Militar e passou em revista a tropa. 
Em homenagem a Tiradentes, ele e  o  senador  Aécio  Neves,  orador oficial da cerimônia, depositaram uma  coroa  de  flores  no  monumento ao mártir da Inconfidência.
COM MÚSICA -  No  acendimento da pira da liberdade, o cantor e compositor Marcus Viana cantou “Canção do Herói”, de autoria dele, inspirado em um ensaio da escritora Ivanise Junqueira e e que presta homenagem  a  Tiradentes.  A  tocha  da liberdade foi trazida de São Lourenço  pelos  Cavaleiros  da  Inconfidência.  A cavalgada foi iniciada em 23 de março, após a entrega da  Comenda  Ambiental  Estância Hidromineral  de  São  Lourenço. 
Antes  de  chegarem  a  Ouro  Preto,  os  cavaleiros  passaram  por Caxambu,  Baependi,  Cruzília, Carrancas, Madre de Deus de Minas, São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Carandaí, Cristiano Otoni, Queluzito, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco. 
Um coral formado por cerca de  1.500  vozes  de  diversas  partes de Minas Gerais e regido pelo maestro Lindomar Gomes cantou o  Hino  Nacional.  Acompanhado do  coral  e  do  conjunto  Cantos de  Minas, Marcus  Viana  cantou a composição “Pátria Minas”, de sua  autoria,  e  emocionou  os  espectadores e agraciados ao entoar a canção que aborda a cultura mineira, o patrimônio histórico e as riquezas naturais espalhadas por todo o Estado. 
Antes  da  solenidade,  o  cantor  e  compositor  falou  sobre  o papel  da  cerimônia  para  homenagear e reafirmar a importância de  Tiradentes  não  só  em  Minas Gerais,  mas  em  todo  o  Brasil. 
“O  Brasil  é  um  país  carente  de heróis, e Joaquim José da Silva Xavier, nosso querido Tiradentes, é um dos poucos. Ouso dizer que ele é o maior herói nacional. 
Não negou seu envolvimento na conjuração e encarou tudo até o fim. Se formos ler a história dele, vamos encontrar uma pessoa de peso,  um  guerreiro”,  ressaltou Marcus Viana. 
O  evento  também  contou com  apresentação  comemorativa  dos  30  anos  das  “Diretas  Já”. 
Composições de integrantes do Clube da Esquina, como Coração Civil, Coração de Estudante, Bailes  da Vida,  Nenhum  Mistério, Quem sabe isso quer dizer amor e  Para  Lennon  e  McCartney  foram cantadas pelo coral, acompanhadas de projeções de imagens da mobilização de 1984.
HONRARIA -  Ao  ser  condecorada com a Grande Medalha, a presidente  da  Associação  Nacional  dos Membros  do  Ministério Público,  Norma  Angélica  Reis  Cavalcanti,  também  destacou  a  importância de  receber  a  medalha, não  só  como  cidadã,  mas  principalmente como integrante do MP. 
“É  uma  condecoração  que  só  de trazer em seu nome a Inconfidência Mineira é de suma importância para o Ministério Público brasileiro, que luta e lutará sempre pelo Estado  Democrático  de  Direito. 
Essa medalha representa a luta pela liberdade, por dias melhores, por um país melhor”, enfatizou. 
O  presidente  da  Academia Mineira  de  Letras,  Olavo  Celso Romano, também falou sobre o 
papel da honraria. “A Inconfidência,  Tiradentes  e  Ouro  Preto  são a  grande  síntese  de  Minas,  da liberdade, das grandes lutas; e hoje, aqui, me sinto mais honrado  ainda  de  receber  esta  medalha”, destacou. 
O  deputado  federal  Arnaldo Jardim (PPS-SP) falou sobre o papel de Minas Gerais e sobre a satisfação em  ser  homenageado  com  a Grande Medalha. “Minas Gerais é o  berço  da  independência  e  da liberdade no Brasil. Estar aqui e merecer esta homenagem é algo que multiplica a minha vontade de trabalhar pelo Brasil. Minas é o berço da história do País, ao longo não só da  Inconfidência,  mas  depois  de uma série de momentos históricos também. Nesse momento em que o Brasil precisa ainda de um projeto nacional para se afirmar com autossuficiência,  a  questão  da  independência está permanentemente colocada”, concluiu o deputado.

A matéria acima foi publicada no Minas Ferais no dia 23 de abril de 2014 e coloca São Lourenço em destaque





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial