segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Magistério P1 boicota desfile de sete de setembro

O TG 04-024 abre o desfile com seu comandante Tenente Ferreira à frente

Os professores da classe P1 (ensino fundamental) - responsável pela educação de crianças das séries iniciais até à sexta-série no município de São Lourenço deram seu grito de independência na avenida Dom Pedro II, durante o desfile de sete de setembro.
Segundo o que foi observado no desfile das escolas municipais 80% dos professores P1 não desfilaram e nem acompanharam seus alunos na avenida neste domingo cívico. O motivo é o constante atraso do governo municipal, através da sua Secretaria Municipal de Educação, em não enviar para a Câmara a Lei que autoriza o aumento aos quais os professores do FUNDEB têm direito desde o ano de 2011.
A prefeitura de São Lourenço para variar complicou o que seria um simples dever de casa que poderia ser concluído pelo aluno sem ajuda dos pais: Era só cumprir o que dizia o Supremo Tribunal Federal (STF) e pagar o teto estabelecido. A prefeitura de São Lourenço resolveu fazer um estudo para ver a viabilidade do pagamento do aumento o que é um absurdo e aproveitando-se ainda da vaidade de alguns professores que querem ser líderes de movimento conseguiu prorrogar até o momento o não pagamento real do salário aprovado em 2011 pelo STF. O setor de educação do município de São Lourenço questionou a jornada de trabalho, cuja lei fala "até 40 horas" para pagamento sobre o tempo determinado, numa jogada maquinada, sem precedentes. E desde o início deste ano os professores tem uma reunião por semana em suas escolas que teve o aumento de uma hora e meia na duração das mesmas. E não houve um pingo de aumento nos pagamentos dos professores que recebem pelo FUNDEB.
Informações extraoficiais confirmam que sexta-feira entrou o projeto com a tão sonhada lei do magistério. Vereadores que preferem não se identificar confirmam que o aumento para 140 funcionários do FUNDEB não ultrapassa 140 reais e que os supervisores escolares que atuam e recebem pelo FUNDEB terão um aumento de 1000 reais. Este cargo não tem mais que 12 profissionais concursados.
O presidente da Câmara Municipal Kall e o vice-presidente João Bosco garantiram no desfile que tal desproporcionalidade não será aceita e que haverá emenda no projeto ou até mesmo sua retirada.
O problema é que fazem as coisas entre quatro paredes, com pessoas com claros interesses neste aumento surreal e depois jogam todos no fogo. Quem fez o projeto? Quem estipulou os aumentos? Como um projeto deste passa pelas Secretarias de Educação, Planejamento e chega ao prefeito para ser assinado com valores absurdos e que beiram a inconsequência profissional para com uma escola municipal. Este é o verdadeiro e legítimo caso de supervisora em cargo de confiança arrumando a sua "caminha" para quando sair do cargo ter um salário de 2.500 reais.
O prefeito Zé Neto garante que tem mais de um milhão de reais guardados para o pagamento dos atrasados devidos aos professores desde 2011. Como sempre ele foi mal orientado e agora terá que pagar esta fortuna. Se fizesse como seu colega, prefeito Émerson de Soledade entraria em acordo com o magistério e pagaria apenas o novo teto com os professores abrindo mão dos atrasados. Depois desta lambança da educação que deveria ter todo mundo exonerado pela falta de experiência e mais uma dos muitos fatos da série "impossível de explicar", era o melhor a ser feito. Ou pelo menos entregar os cargos. Seria muito mais confortável para o prefeito que está cansado de ver tanta lambança e pelo seu jeito "gentleman" ainda mantém alguns que na minha época de prefeitura não serviriam nem para mensageiros.
A pressão está na Câmara Municipal. E se prepare: A guerra começa hoje. Ontem teve desfile, mas este foi o menor dos detalhes. E para concluir: Os professores que não foram ao desfile receberam ameaça de que terão dois dias descontados do salário. E ameaça da própria secretária de educação. 

 Mesmo doente, prefeito Zé Neto e nossa sempre exuberante Primeira Dama D. Cristiane em mais um desfile no seu mandato

 Tenente Coronel Valério presente no palanque das autoridades

Vovó Ruth sempre nos desfiles


4 Comentários:

Às 8 de setembro de 2014 às 18:44 , Blogger Unknown disse...

Por favor magistério P!. Que data ingrata para boicote. Esta data é grata a todos os brasileiros. Deixe para xingar o prefeito em outra data menos expressiva, ou na frente da prefeitura qualquer dia.

 
Às 9 de setembro de 2014 às 15:39 , Blogger Rick disse...

Muito esclarecedora, interessante e pertinente essa matéria no blog... Parabéns pela forma nada tendenciosa, profissional, impessoal e imparcial na redação da mesma! A não ser pela desinformação total vinda da realidade alternativa e sensacionalista claramente registradas aqui!

 
Às 15 de setembro de 2014 às 17:03 , Blogger Iron791 disse...

Considerando o excessivo despreparo, má vontade, preguiça e grande incidência de troca de favores que acontece na administração pública municipal de São Lourenço, não é de se espantar a ocorrência de um cenário assim. Ter que estudar uma decisão do STF? Provavelmente devem ter esquecido a importância legal das deliberações do Supremo em âmbito nacional, ou estão ainda utilizando daquela desculpa dos "altos gastos municipais que a prefeitura tem", mesmo a estrutura da cidade estando muito aquém do que possamos chamar de turístico. Também não podemos considerar espantosa a atitude da Secretaria de "Educação" (risos eternos), afinal, poderíamos esperar outra postura de um órgão municipal de gestão duvidosa, que desconhece conceitos de qualidade de ensino e direitos trabalhistas, se não a de ameaçar os professores que a eles estão subordinados para assim calarem suas bocas? É assim que a incompetência funciona!

 
Às 1 de outubro de 2014 às 14:19 , Blogger Blog do Jodil Duarte disse...

Obrigado pela parte que me toca Rick... Tudo que é contra o que você quer é sensacionalista. E você tem todo o direito de falar e sempre irei defendê-lo!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial