domingo, 28 de setembro de 2014

Prefeito Zé Neto fala sobre o hospital de São Lourenço

Prefeito esclarece que o hospital é contratado para atender Pronto Socorro

Pela primeira vez o prefeito Zé Neto fala sobre a situação do Hospital de São Lourenço. Mesmo no domingo de manhã, o prefeito atendeu nossa solicitação de entrevista para falar sobre o assunto que está deixando uma região, com 280 mil pessoas, extremamente preocupada.
A dúvida que todos tem foi sanada pelo prefeito Zé Neto logo de estalo: O Pronto Socorro é do Hospital ou da prefeitura? O prefeito confirmou que o Pronto Socorro é da prefeitura de São Lourenço e que a prefeitura paga para que ela preste o necessário atendimento à população.
Zé Neto confirmou a informação dada pelo blog São Lourenço News ontem: A prefeitura de São Lourenço está rigorosamente em dia com o que foi firmado com o Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço. Por isso não havia razão para a paralisação dos médicos plantonistas do Pronto Socorro. E isso ficou acordado na sexta-feira dia 26/09 quando às 21 horas houve uma reunião no Hospital. Os médicos participantes queriam uma garantia pessoal do prefeito o que segundo ele foi dada na mesa de reunião.
Porém não foi isso que se viu na abertura do turno do plantão de sábado às sete horas da manhã. O Pronto Socorro estava com a faixa onde informava que os médicos lutam por melhores condições de trabalho.
Durante a entrevista o prefeito informou que existe um grave problema dentro do hospital e este é o real motivo da paralisação. Os médicos das especialidades de ortopedia, obstetrícia, pediatria, cardiologia e cirurgia geral são de responsabilidade do hospital. Pois eles não estão ali para atender o Pronto Socorro e sim o paciente que necessitar dos cuidados de algum dos especialistas citados e os pacientes particulares do hospital. O risco que os médicos do pronto socorro correram nestes últimos meses foram absurdos: Eles estavam sem retaguarda das especialidades básicas do pronto-socorro e se não fosse suas habilidades e conhecimentos médicos de emergência muita coisa ruim poderia ter acontecido. E o hospital, por sua vez quer que a prefeitura de São Lourenço pague os médicos especialistas de sobreaviso, o que não condiz com a situação, pois estes profissionais são sobreaviso do hospital e não do pronto-socorro. 
Feita a colocação pelo o prefeito Zé Neto, ele falou que estará notificando o Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço nesta segunda-feira. Zé Neto mostrou-se insatisfeito com as condições do Pronto-Socorro que tinha um cachorro na sala de triagem e com a higiene no banheiro feminino.
Zé Neto informou que a partir desta segunda-feira (29/09) todas as Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros da cidade estarão com médicos para consultas dentre as quais a pediatria que causa grande aflição aos pais. O Pronto Socorro do Hospital só está recebendo urgência e emergência. Sobre uma possível discussão com o provedor do Hospital Dr. Gabriel Dias Pereira, o prefeito Zé Neto foi lacônico: "Não estou satisfeito com o que ocorreu", finalizou.  
Urgência e Emergência
VOCÊ SABIA QUE, EMBORA SEJAM MUITAS VEZES USADOS COMO SINÔNIMOS, OS TERMOS URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NÃO SIGNIFICAM A MESMA COISA?
Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito.
Urgência é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento.  São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais.
A avaliação sobre o que é emergência e o que é urgência é feita no momento da triagem médica, quando se avalia o quadro, os potenciais riscos, a dor e o sofrimento do paciente. Nos Pronto-Atendimentos e Pronto-Socorro da Unimed-BH essa classificação é feita com o apoio do Protocolo de Manchester, um processo dinâmico de identificação dos clientes que necessitam de tratamento imediato. Ele permite identificar e priorizar os quadros mais graves, atendendo-os primeiro. Quando mais grave for a situação do paciente, mais rapidamente ele será atendido, independente da ordem de chegada. Quando se trata de urgência e, principalmente, de emergência, tempo é vida. O Protocolo de Manchester trabalha com seis situações:
EMERGÊNCIA - Paciente precisa de atendimento imediato, pois existe risco de morte.
MUITO URGENTE - Paciente precisa de atendimento rápido.
URGENTE - Paciente necessita de atendimento, mas ele não é considerado de emergência e pode aguardar o atendimento dos casos mais graves.
POUCO URGENTE - É o caso menos grave, de pacientes que precisam de atendimento médico, mas poderiam ser assistidos no consultório.
NÃO URGENTE - É o caso de menor complexidade e sem ligação com problemas recentes. Preferencialmente, deve ser acompanhado no consultório médico.
 AGUARDE CHAMADA - Indica que a classificação de risco não está sendo realizada e deve-se aguardar a chamada do profissional de saúde.
Curiosamente, no dia de ontem (27/09) não houve nenhum deslocamento de Unidades de Resgate do Corpo de Bombeiros de São Lourenço, cuja ordem é levar o paciente para o Pronto Socorro do Hospital de São Lourenço. Tal fato não acontecia há quatro anos. Milagre de São Cosme e São Damião. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial