sábado, 4 de outubro de 2014

Aécio passa Marina e Dilma Cresce, diz pesquisa CNT/MDA

Notícia foi veiculada hoje (4) no site R7 da Record

No primeiro turno, Dilma Rousseff aparece com 45,6%; das intenções de voto, Aécio Neves com 27%; Marina Silva tem 24,1% segundo pesquisa divulgada pelo site R7

Cenário acontece pela primeira vez na reta final para o primeiro turno. Pela primeira vez, o candidato Aécio Neves (PSDB) ultrapassou a candidata Marina Silva (PSB). Ele aparece em segundo lugar com 24% da preferência do eleitorado, de acordo com a nova pesquisa presidencial CNT/MDA divulgada neste sábado (4).
Dilma cresceu um pouco e tem agora 40,6% das intenções de voto, frente a 40,4% da última divulgação no dia 29 de agosto. Já Marina Silva caiu 3,8 pontos desde o último levantamento e aparece com 21,4% das intenções de voto. Aécio Neves que aparece em segundo lugar na corrida presidencial cresceu 4,2 pontos. 
Segundo o CNT/MDA, a tendência de crescimento de Aécio e queda de Marina pode continuar até este domingo (5), data das eleições.
Outros candidatos - Luciana Genro do Psol está na quarta colocação com 1,1% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Pastor Everaldo (PSC) com 0,8% e Levy Fidelix (PRTB) com 0,5%. Os outros candidatos pontuaram 0,6%.
Primeiro Turno - Levando em consideração apenas os votos válidos, no primeiro turno, Dilma Rousseff aparece com 45,6% das intenções de voto, Aécio Neves com 27%; Marina Silva tem 24,1%; Luciana Genro aparece com 1,2%; Pastor Everaldo com 0,8%; Levy Fidelix tem 0,6%. Os outros candidatos somam 0,7%.
Os votos brancos e nulo somam 5,2%. Ao todo, 5,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Segundo turno - Na pesquisa simulada de segundo turno, Dilma aparece com 46% das intenções de voto, a frente do candidato Aécio com 40,8% dos votos.
No levantamento, branco e nulos totalizam 9,7%, não sabem ou não responderam representam 3,5% dos entrevistados.
No cenário entre Dilma e Marina no segundo turno, Dilma também fica a frente com 47,6% contra 37,9% da adversária. Branco e nulos somaram 11,1% e 3,4% não sabem ou não responderam.
O CNT/DMA também simulou um segundo turno entre Aécio e Marina. O tucano totaliza 43% dos votos, enquanto a ex-ministra tem 37,1%. Neste caso, 15,7% representam os votos brancos e nulo e 4,2% não sabem ou não responderam. 
A pesquisa está registrada sob o número BR-01032/2014 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram entrevistados 2.002 eleitores entre 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

 INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA PARA PRESIDENTE 
RESPOSTA 2 e 3 OUT/2014 (%) 
Dilma Rousseff - PT 37,2 
Aécio Neves - PSDB 21,3 
Marina Silva - PSB 19,0 
Luciana Genro - PSOL 0,9 
Pastor Everaldo - PSC 0,5 
Levy Fidelix - PRTB 0,4 
Eduardo Jorge - PV 0,3 
Outros 0,2 
Branco / Nulo 5,9 
NS/NR 14,3 
Total 100,0 

Para Mauro Paulino, tucano teria de superar feito de Lula sobre Brizola na eleição de 1989, quando empate ocorreu mais cedo
Uma virada de Aécio Neves (PSDB) sobre Marina Silva (PSB) não é descartada, mas seria algo inédito em disputas presidenciais. Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o feito é comparável ao que fez o então candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva em 1989, quando conseguiu uma vaga para o segundo turno ultrapassando o pedetista Leonel Brizola. Mesmo assim, Paulino lembra que os dois já estavam empatados tecnicamente bem antes da última semana, enquanto Aécio e Marina só alcançaram essa condição a poucos dias da ida às urnas.
“Seria uma coisa inédita. Não houve um cenário de disputa em final de campanha tão acirrado quanto esse. Talvez o que mais se aproxime seja a disputa entre Lula e Leonel Brizola em 1989, mas eles já vinham empatados desde a metade do horário eleitoral”, diz Paulino. Segundo o diretor do Datafolha, embora Marina já tenha perdido votos para Dilma Rousseff (PT), sua sangria atual drena votos diretamente para Aécio.
Naquela eleição, o Datafolha foi o primeiro instituto de pesquisa a identificar a virada de Lula sobre Brizola. Desta vez, a mais recente pesquisa do instituto também já coloca Aécio e Marina em condição de empate técnico, embora outros levantamentos ainda mostrem a ex-senadora na dianteira.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial