sábado, 25 de outubro de 2014

Um debate onde o ataque imperou dos dois lados

Aécio e Dilma fazem o último debate na Globo

Frente à frente, palco vira um octógono com início tenso entre os presidenciáveis Aécio e Dilma

Rio de Janeiro - Um baião de dois... Com o casal de candidatos se pisando sem parar. Esta seria a melhor descrição para os protagonistas do debate, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) com observação que a ordem dos nomes na matéria veio por ordem alfabética. Com o mediador William Bonner em alguns momentos parecendo perdido, o modelo da Rede Globo ainda é o melhor entre todos apresentados pelas emissoras que se propuseram  a este trabalho. Mas sobre o apresentador William Bonner existe uma explicação: São várias pessoas falando no ponto eletrônico do apresentador e isso confunde mesmo, já que não se pode conversar com quem está do outro lado do aparelho. 
Falar do debate é complicado, pois deve-se manter a lisura de citar os dois lados. Uns falam que Aécio Neves bate muito em Dilma e que mulher deve ser mais respeitada. Por outro lado tem Dilma Rousseff que bate firme quando vai para o confronto. Mas trava muito... Por diversas vezes se perdeu em seu raciocínio concluindo suas respostas, sempre faltando algo no ar.
Isso é fruto do nervosismo. O próprio Aécio deixou isto claro quando trocou o nome do Ministério onde falou "Ministério do Desenvolvimento Econômico". Mas Dilma também foi traída pelos números, segundo o blog Preto no Branco. Ela disse que se juntar os dois mandatos do ex-presidente Lula com o dela foram construídas e entregues 422 escolas técnicas quando, na realidade, o número correto é 407.
As famosas "chapadinhas" não foram esquecidas pelos candidatos. E o candidato tucano Aécio Neves não perdeu a oportunidade de devolver à candidata-presidente que ela não conhece o Congresso Nacional. Foi o motivo para quebrar até então o silêncio real da platéia dentro do estúdio no Projac.
Do lado de fora bem antes da entrada principal do Projac uma multidão formada por correligionários dos dois partidos concorrentes bradavam seus gritos de guerra. Mas ao se chegar no portão principal do Projac, não se escutava nada e os políticos desfilavam tranquilamente alguns parando para conversar para quebrar a expectativa de tão importante momento.
Os candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff chegaram de helicóptero na sede do Projac, local do debate da Rede Globo. Os tradicionais carrinhos elétricos foram utilizados para o transporte dos candidatos com apenas dois assessores de cada um dos lados podendo permanecer próximos aos mesmos no estúdio. Primeiro chegou Aécio e depois a presidente candidata. Ambos foram recebidos pelos donos da Rede Globo de Televisão. Tanto Aécio como Dilma tiveram direito até um selfie com mensagem. 
Regras do Debate - No primeiro e no terceiro blocos, o tema foi livre, com os candidatos podendo perguntar o que bem entendessem um ao outro. Nos outros dois blocos, os presidenciáveis responderam a oito perguntas elaboradas por parte dos 71 eleitores indecisos selecionados pelo Ibope que estavam na platéia.
No último bloco, cada um dos candidatos à Presidência da República fez suas considerações finais. Dilma Rousseff e Aécio Neves, de acordo com as regras, puderam circular pelo estúdio durante as respostas, e um procurou ficar ao lado do outro tanto nas respostas quanto nas réplicas.
O primeiro encontro foi na Rede Bandeirantes, no último dia 14/10, e a participação de Dilma foi considerada por analistas como superior à de Aécio. No debate seguinte, no SBT, no dia 17, a situação se inverteu, e Aécio levou a melhor em uma discussão tensa, com trocas de acusações de nepotismo e conivência com a corrupção. O debate da TV Record no último dia 19, mostrou os dois candidatos retomando a discussão de propostas.
O debate na Globo foi o último e marca o fim da correria política. Neste sábado ainda é possível promover manifestações incluindo carreata. E como dissemos anteriormente o resultado só sairá no domingo 26/10, depois das 20 horas, em virtude do horário de verão.
Veja mais fotos:

 Convidados, a maioria políticos, chegam ao estúdio da Globo para o debate

Dilma responde a uma pergunta de um eleitor indeciso com seu voto e Aécio observa atento para a réplica. Desde o debate Lula e Serra, em 2006, a Globo utiliza este modelo para seus debates no segundo turno



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial