quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O desempenho de São Lourenço no índice Firjan

 Parte de São Lourenço pelo Google

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual criado para acompanhar o desenvolvimento humano, econômico e social dos municípios do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil (5.565 no total), com base exclusivamente em estatísticas oficiais. Ele leva em conta três indicadores: emprego & renda, educação e saúde, cada qual com um conjunto respectivo de variáveis. Devido às suas características, a ferramenta tem servido como uma fotografia de políticas públicas e como fonte para "estudos nacionais e internacionais a respeito do desenvolvimento brasileiro". Mesmo porque seu resultado é capaz de retratar o nível de desenvolvimento de cada cidade e, assim, dar uma ideia sobre a qualidade de vida de seus cidadãos.
O IFDM é semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela ONU. Uma diferença entre ambos é que os dados do IFDM podem ser coletados todo ano, ao passo que os do IDH só são levantados uma vez por década, pois dependem de “dados do censo demográfico, realizado a cada 10 anos.
A metodologia de construção do IFDM visa evitar a má interpretação no acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de cada município: caso uma determinada cidade tenha registrado uma melhora no índice, é possível identificar se isso se deve a políticas públicas específicas ou se é reflexo de uma queda no índice dos demais municípios, por exemplo.
A leitura do IFDM pode ser voltada para um ano específico apenas, de forma absoluta, mas também pode fazer uma comparação com os dados de outras edições do índice, possibilitando uma interpretação da evolução das cidades ao longo do tempo.
Na Edição 2014 houve uma atualização dessa metodologia, mas suas características e premissas continuaram as mesmas. Esse aprimoramento do índice teve três pilares: “ampla revisão de literatura, identificação de novas variáveis e aplicação de testes estatísticos com vistas a confirmar as hipóteses teóricas e avaliar a estrutura de pesos do índice”.
São Lourenço, desde que o índice FIRJAN começou a ser divulgado em 2005, coleciona um vai e vem em seus resultados. Em 2005 ocupava 111º lugar no estado e 1103º nacional. Em 2006 no estado caiu para 153º e no índice nacional caiu para 1278º. Em 2007 ficamos em 117º lugar no estado e em 1040º colocação nacional. No ano de 2008 São Lourenço oscila novamente ficando 73º lugar no estado e em 1171º lugar no país.
Em 2009 São Lourenço atingiu  a 71º colocação no estado e ficou em 814º nacionalmente. Em 2010 uma nova queda é registrada com a cidade ficando em 105º no estado e no país ficou na 916ª posição. Em 2011, ano base do índice Firjan divulgado ontem, São Lourenço ostenta o 73º lugar no estado e a 641ª colocação nacional.
Curiosamente no indice Firjan, ano base 2011, quesito saúde, São Lourenço ficou atrás de São Sebastião do Rio Verde que possui o índice 0,8663, Carmo de Minas (0.7675) e Baependi (0,7957). Itanhandu continua a ser a cidade melhor classificada no índice Firjan da nossa região ficando em 11º lugar no estado e Passa Quatro também supera São Lourenço pois ficou na 52º posição no estado.
No último IDH, divulgado de 10 em 10 anos, o grande vilão foi o critério educação cujos números caíram e com isso a perda do segundo lugar no estado. Mas acompanhando ano a ano pelo índice Firjan, os números da saúde é que colaboram para que São Lourenço não tenha uma boa colocação.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial