segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Defesa Civil de Minas Gerais divulga cidades com problemas de falta d'água

Obra de ampliação da Estação de Tratamento de àgua do SAAE de São Lourenço. A obra foi boa mas a foto que deixaram no site do SAAE é coisa de amador

Quem diria. Os meses de dezembro e janeiro, sempre preocupantes para municípios banhados pelo rio Verde por causa das enchentes estão preocupados com falta de água. Cidade hídrica e famosa por suas águas minerais e balneário, Poços de Caldas está na lista da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil como em estado de alerta. É uma situação tão dramática que custa a acreditar que cidades integrantes do Circuito das Águas estejam em situações de alerta, racionamento e rodízio.
No caso específico de São Lourenço, após a enchente de 2000, o SAAE optou por colocar as bombas de sucção de água em balsas, a fim de acompanhar o nível do rio Verde. Ou seja o rio Verde pode estar cheio ou vazio que consegue-se captar a água normalmente. Isso aconteceu na administração do prefeito Nega Véia.
São Lourenço esteve lotada no natal e passagem do ano mas, segundo o SAAE, não houve nenhum problema de abastecimento na cidade. O problema está no cálculo da carga de energia elétrica na cidade que vem apresentando problemas em diversos bairros. E foi motivo esta semana de carta do Prefeito Zé Neto à direção da CEMIG reclamando da situação tendo em vista que a cidade se aproxima de um dos seus feriados mais rentáveis que é o carnaval.
O prefeito Emerson Ferreira Maciel cortou os custos do carnaval em Soledade de Minas para que o dinheiro possa ser investido na captação de água do rio Verde. A obra é perfeitamente viável, pois fica a 260 metros do seu sistema de captação de água. A obra está orçada em pouco mais de 110 mil reais. O prefeito Emerson Maciel deve decretar Estado de Emergência nos próximos dias.     
Veja as cidades que estão em estado de preocupação em nossa região, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais.
Estado de Alerta: Cristina, Jesuânia, Lambari, Soledade de Minas e Virgínia
Estado de Racionamento: Dom Viçoso, Marmelópolis, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde e Seritinga.
Estado de Rodízio: Carmo de Minas. 
A grande maioria das cidades atingidas pela falta de água na nossa região usam captação de mananciais e não de rios. Com a falta de chuva os mananciais vão secando e com isso a água não chega em pontos (principalmente os bairros mais altos) de diversas cidades. 
Levantamento da Defesa Civil Estadual mostra que, dos 224 municípios mineiros que não são atendidos pela Copasa, 50 deles já se encontram com racionamento de água e outros 13 com a prática de rodízio. Além deles, outras 36 cidades já estão em situação de alerta. 



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial