terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cid Pinheiro é o novo Secretário de Saúde

Cid assume neste dia 1º de fevereiro

Cid Pinheiro assume a Secretaria de Saúde neste dia 1º de fevereiro

16 anos longe de São Lourenço. Troca a correria de São Paulo pela bucólica cidade de São Lourenço. Em São Paulo ele era nada mais nada menos que o primeiro homem da Associação Congregação de Santa Catarina, uma entidade filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do País, com 34 Casas presentes em oito Estados brasileiros e atua nas três áreas de Assistência Social – de acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988 – Saúde, Educação e Assistência Social. Com cerca de 17 mil colaboradores, a ACSC também é qualificada em diversos Estados e Municípios como Organização Social de Saúde – OSS. Essa rede é considerada pela revista Forbes como a segunda maior do Brasil.
E é com esse considerável cartão de visita que aporta novamente a São Lourenço, o administrador hospitalar e ex-vereador da cidade, Cid Pinheiro. Fala pausada e afirmando que já viu os principais problemas da saúde no município é que Cid Pinheiro com a experiência adquirida na capital paulista chega para os desafios que lhe aguardam. Afinal ele administrava 11 hospitais em São Paulo e comandava 5500 funcionários diretamente. Não lhe falta, portanto, experiência para dar uma cara nova na saúde.    
Sua saída de São Paulo deve-se à violência. Lá sofreu um sequestro-relâmpago e viu durante duas horas e meia uma arma apontada para sua cabeça. Mas foi libertado e no seu caso viu um final feliz. Mas chega aos 60 anos e agora quer calma, sombra e água fresca. E sabe o que lhe espera na saúde do município.
Ele já entregou na mão da Prefeita Célia um RX da saúde na cidade. Ele evita em falar em antecessor e diz que as coisas vão fluir do jeito que ele imagina para a cidade. O tão sonhado modelo inglês de saúde pública será utilizado em São Lourenço segundo Cid Pinheiro que diz que o cidadão viverá em torno da UBS (Unidade Básica de Saúde) do seu bairro vindo para o centro em caso de médicos especialistas. Ele aponta o computador como saída para arrumar o atendimento do cidadão e acabar com a fila que tanto se reclama nos últimos meses: "Eu preciso de seis meses para colocar a saúde do jeito que ela merece estar e esse é o tempo que a população irá levar para notar as modificações".
Uma delas será o fato dos médicos do PSF trabalharem oito horas em seus postos de serviço e Cid afirma que não abrirá mão disso. A verba é federal e esses médicos vão trabalhar com essa jornada. A idéia é que aconteça a tão sonhada mudança. O PSF vai virar o coração do bairro pelo modelo que Cid Pinheiro quer implantar nos bairros que contam com a Unidade Básica de Saúde: Você vai ter seu médico no bairro, seu dentista, seu exame no bairro. Segundo Cid Pinheiro, São Lourenço dentre as especialidades carentes de São Lourenço tem a oftalmologia: "Nós temos que ser autossuficientes e temos que atender nossos pacientes aqui".
São Lourenço continua no Consórcio Intermunicipal de Saúde. Ele só não sabe se é no consórcio existente ou em um que será criado. Mas ficará em um consórcio. E por enquanto o Centro Viva a Vida e Saúde Mental ficam onde estão até segunda ordem. Cid Pinheiro garante que os são-lourencianos não serão afetados em hipótese alguma com relação ao consórcio. Cid afirma que tem plenas condições de atender as demandas que por caso houver na cidade dentro desse novo modelo: “A gente não precisa de dinheiro não. Precisamos de uma gestão um pouco mais técnica”.
Uma das decisões tomadas pelo novo Secretário de Saúde faz alusão ao novo método de atendimento dos médicos da rede municipal de saúde para evitar essa demanda sem fim de exames e remédios que São Lourenço não acompanha: “Eu não vou delegar muitas coisas não. Eu vou estar junto, eu vou dividir responsabilidades. Haverá um pequeno comitê para definir padronização de medicamentos e exames de imagem. Os exames dos laboratórios serão impressos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Não adianta pedir muita coisa se não temos condições de atender. Nossos antibióticos serão dois. Anti-inflamatório nós temos dois. Isso me facilita o controle de estoque e sei o que posso oferecer. E sobre as filas vamos acabar utilizando a tecnologia (computador). Eu posso te garantir que não vou usar papel para marcar exame na policlínica não. O computador será usado para isso e os exames serão marcados através dessa tecnologia, inclusive nas UBSs para os laboratórios”, finaliza o novo secretário de saúde Cid Pinheiro.      








      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial